História Oral

Compartilhar

Pesquisa e produção de roteiros

Levantamento minucioso de dados e informações do entrevistado, feito a partir de fontes confiáveis. Pesquisa prévia sobre fatos e contexto histórico em que se deu a atuação profissional do personagem. Elaboração de roteiro de perguntas específico para cada depoente.

Realização e gravação de entrevistas

Registro em áudio e vídeo do depoimento feito por uma equipe especializada, com equipamento de última geração. Entrevista conduzida por profissional experiente e tecnicamente preparado. Arquivamento em mais de um suporte, com backup de segurança.

Transcrição e conferência

Depoimentos transcritos na íntegra, com posterior checagem de dados e informações, tais como datas, lugares, instituições e nomes de pessoas.

Edição

Criação de arquivos com trechos mais relevantes do depoimento. Esses "melhores momentos" servem como complemento à íntegra e importante instrumento de pesquisa.

Revisão
Adaptação da linguagem oral para a escrita visando à publicação. Nessa etapa, são eliminados vícios de fala e revisada a sintaxe do depoente, com o devido cuidado para não se alterar o conteúdo da entrevista.


Elaboração do produto final

Possibilidade de disponibilizar o depoimento em vários suportes e mídias, como livros, sites, aplicativos, CDs, DVDs, bancos de áudio e documentários.