Acervo Documental da Eletrobras é disponibilizado para pesquisa pela Memória da Eletricidade

Postado em 05/02/2024
Compartilhar

A Eletrobras, que em 2024 completa 62 anos, é uma das principais empresas em transmissão e geração de energia elétrica no Brasil.  Neste contexto, sua documentação histórica assume uma relevância singular, servindo como testemunha dos marcos e transformações que moldaram a história do setor.  

Sob a guarda da Memória da Eletricidade, essa documentação é cuidadosamente preservada, representando um patrimônio inestimável para compreender não apenas da trajetória da empresa, mas também do desenvolvimento do setor energético brasileiro como um todo. 

O fundo Eletrobras é composto por importantes documentos históricos dos gêneros textuais, iconográficos e tridimensionais. Com uma dimensão de mais de 80 mil páginas e 65 dossiês iconográficos, a documentação produzida e acumulada pela holding refere-se às companhias que foram incorporadas em seu sistema e a trajetória da empresa ao longo da sua história. Além disso, abarca documentos produzidos anos antes da sua criação e que foram adquiridos no processo de fusão das primeiras empresas do setor, com documentos datados desde 1886 até 2014. 

O processo de organização desse acervo teve início com um estudo minucioso da história e da trajetória Eletrobras, com o objetivo de compreender a trajetória da empresa. Em seguida, foram higienizados, organizados fisicamente e acondicionados. Essas medidas visam garantir a integridade do suporte documental, e consequentemente, das informações. 

Esse processo permitiu o desenvolvimento de um arranjo documental estruturado. Destacam-se entre as 61 séries temáticas, a documentação relativa a empresas como a Pernambuco Tramways & Power Company Limited, Companhia de Eletrificação Centro Norte do Ceará S.A (Cenorte), Companhia Brasileira de Energia Elétrica (CBEE), Companhia Energia Elétrica da Bahia (Ceeb), Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras (Caeeb), entre outras, que desempenharam papéis fundamentais na história do setor elétrico brasileiro. 

Em suma, a documentação histórica da Eletrobras, fruto de um meticuloso processo de organização e preservação, não apenas registra a evolução da empresa ao longo dos anos, mas também oferece uma janela para o passado do setor elétrico brasileiro. Ao acessar esse acervo, é possível mergulhar nas histórias das companhias que compõem a trajetória da Eletrobras, bem como reconhecer o papel vital desempenhado por elas na construção e expansão do sistema elétrico nacional.  

Portanto, sua disponibilização para pesquisa e consulta representa não apenas um serviço à memória histórica do país, mas também uma fonte rica e inspiradora de conhecimento para as gerações presentes e futuras. 

Clique aqui e visite toda a documentação do Fundo Eletrobras