Sobre o Acervo

Compartilhar

Arquivo Histórico

Desde sua fundação, em 1986, a Memória da Eletricidade atua na preservação e salvaguarda de um importante conjunto documental, constituído por mais de 60 mil itens. Nosso acervo é composto por arquivos pessoais e institucionais e possui uma vasta documentação com diferentes gêneros e suportes. Um acervo que reflete a história da eletricidade e o contexto político e social do país, desde o processo de construção das primeiras usinas hidrelétricas no Brasil à constituição do setor elétrico nacional.

Biblioteca Léo Amaral Penna

Criada em 1987 para auxiliar na pesquisa e difundir o conhecimento sobre a história da energia no Brasil, a Biblioteca Léo Amaral Penna tem seu acervo bibliográfico composto por mais de 12.000 itens, entre livros e periódicos. De cunho técnico e histórico, grande parte de seus títulos são relacionados ao tema da energia e da história política e social do Brasil no século XX.

Base de Referências

Ao longo de mais de 30 anos de atividade e pesquisas na área, a Memória da Eletricidade consolidou um banco de dados com informações de pessoas, usinas e organizações que atuaram e fomentaram o desenvolvimento do setor de energia elétrica. Esse material também está disponível para consulta na nossa base de dados.

Consultas

Para consultas presenciais ao Acervo da Memória da Eletricidade, entre em contato pelos e-mails abaixo:

biblioteca@memoriadaeletricidade.com.br
acervoepesquisa@memoriadaeletricidade.com.br