Memória da Eletricidade e Centro de Documentação de Itaipu concluem "Projeto Legado".

Postado em 15/12/2023
Compartilhar

Foram dois anos de muito trabalho para fazer o tratamento arquivístico de milhares de documentos que compreendem o período de 1955 a 2016 da história da Itaipu. E, no dia 30 de novembro, foi concluído o convênio “Tratamento Arquivístico do Acervo Legado da Itaipu do Centro de Documentação da Margem Esquerda (ME)”, uma cooperação entre a Itaipu e a Memória da Eletricidade.

O contrato iniciado em julho de 2021 previa o trabalho de sete profissionais da Memória da Eletricidade, entre arquivistas e historiadores, que seguiram as orientações da equipe do Centro de Documentação ao longo de todo o projeto.

Entre os produtos contratados no convênio estava o desenvolvimento de uma Tabela de Temporalidade de Documentos para definir os prazos de guarda e destinação dos documentos, além de resguardar aqueles considerados históricos para Itaipu. Também foi definida uma linha do tempo com eixos temáticos como meio ambiente, turismo, usina, obras e os municípios lindeiros. Esses eixos temáticos foram construídos a partir de uma correlação entre os documentos do acervo e a história do desenvolvimento da usina.

O conjunto documental tratado foi dividido em 19 lotes e compreende tipologias como estudos de viabilidade técnica, relatórios, fotografias, documentos ainda em suportes CDs e disquetes, e outros materiais que estão sob a custódia do Centro de Documentação. O tratamento desse acervo consistiu na limpeza dos documentos, retirada de grampos, separação, identificação das áreas produtoras, descrição do acervo e indexação das informações, seguindo os padrões da metodologia de tratamento arquivístico.

Agora, a equipe do Centro de Documentação poderá analisar todo o material. O mais importante no projeto foi fazer a identificação, a descrição e a avaliação destes documentos que estavam guardados há muitos anos no arquivo e, a partir de agora, possibilita a área novas expectativas de trabalho e de conhecimento acerca da empresa.

Reprodução: Itaipu