03/03/2015

Exposição Athos Bulcão

0   0

Sob a curadoria de Marcus de Lontra Costa e em parceria com a Fundação Athos Bulcão de Brasília, a Caixa Cultural recebe, até o dia 8 de março, no centro do Rio de Janeiro, a exposição “Athos Bulcão – Tradição e Modernidade”.

Após um hiato de 18 anos sem expor na cidade, a tão aguardada mostra apresenta um conjunto de obras pertencentes a coleções particulares do artista, compondo um panorama de sua produção e sua inserção na arte nacional e internacional.

A exposição que é gratuita para todos os públicos está em cartaz na Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25) - galeria 2, de terça a domingo, das 10h às 21h


Sobre o artista

Athos Bulcão (1918-2008) nasceu no Rio de Janeiro e sempre teve incentivo no campo das artes. Em 1939, abandona a medicina para dedicar-se à pintura. Torna-se amigo de Burle Marx, Carlos Scliar e Enrico Bianco. Por Murilo Mendes é apresentado ao casal Vieira da Silva e Arpad Szenas, frequentando o ateliê deles na década de 1940. Em 1943, conhece Oscar Niemeyer, com quem iria, mais tarde,fazer parceria, e lhe encomenda um projeto de azulejos. Tempos depois, torna-se assistente de Candido Portinari na construção do painel de São Francisco de Assis, na Igreja da Pampulha (BH). Sua primeira exposição individual veio em 1944, na inauguração da sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil.






Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox