Aspirador de pó


Máquina do aspirador de pó Puffing Billy de 1901. Acervo Science Foto Library.

Os primeiros aparatos para a remoção de poeira apenas espalhavam-na ao vento, levando-a para outros lugares. Foi na tentativa de mudar essa realidade que o inventor norte-americano Ives McGaffey fez o primeiro protótipo do aspirador de pó. Projetado em 1871, o aparelho era movido por um motor a vapor e era tão grande e barulhento que só se adequava para o uso industrial.

Em 1901, o empresário britânico Hubert Cecil Booth modernizou o equipamento e fabricou o primeiro aspirador de pó movido a energia elétrica. Embora funcionasse a vácuo e fosse eficiente, o modelo ainda era volumoso e difícil de manejar.

No ano seguinte, Booth fundou a Vacuum Cleaner Company, que prestava serviços de limpeza em residências e escritórios, o que exigia a mobilidade do equipamento. Booth teve então a ideia de acoplar sua máquina a uma carruagem, dando ao conjunto o nome de Puffing Billy. A carruagem estacionava na frente do estabelecimento e aspirava a sujeira dos cômodos por meio de longos tubos que entravam pelas janelas.

Como todo o processo era visível pelos passantes, o sucesso da empresa foi imediato. Tanto assim, que o rei Eduardo VII contratou Booth para fazer a limpeza regular dos palácios de Windsor e Buckingham.

Algum tempo depois, o norte-americano James Murray Spangler conseguiu construir um aspirador mais leve e cômodo e vendeu seu invento para William Hoover, um fabricante de arreios para cavalos. O novo aparelho logo superou a imensa máquina inglesa, e a fábrica de aspiradores de pó Hoover tornou-se a líder mundial na fabricação do eletrodoméstico.

CURIOSIDADE

Na década de 1950, o design dos eletrodomésticos passou a ser influenciado pelos desenhos dos painéis dos automóveis e pela corrida espacial. Os aspiradores de pó, por exemplo, ganharam a forma de foguetes, e os refrigeradores foram adornados com faroletes e com os detalhes cromados dos carros americanos. No Brasil, João Arnstein, dono da empresa Arno, logo aderiu a essa moda, fazendo toda a sua primeira linha de eletrodomésticos com base em projetos da empresa americana Sears Roebuck & Co. e conferindo aos seus produtos um design moderno e arrojado.





Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox