Liquidificador


Liquidificador Megamix de 1951. Museu de Ciências de Londres.

O primeiro misturador, protótipo dos liquidificadores, surgiu nos Estados Unidos, em 1922, para facilitar a preparação de bebidas, especialmente do milkshake, que se tornou muito popular no mundo todo e é apreciado até os dias de hoje.

Naqueles tempos, o milkshake era feito com leite em pó, produto que se diluía mais facilmente em água quente. Na água fria, o pó empelotava, e os funcionários encarregados do seu preparo perdiam muito tempo batendo a mistura até que se tornasse cremosa. Para evitar este trabalho, o imigrante polonês Stephen Poplawski desenhou, em 1922, um recipiente de vidro que se encaixava em um pequeno motor elétrico com pás giratórias.

Poplawski criou então a Stevens Electric, primeira empresa fabricante de misturadores do mundo, que fornecia o equipamento para a rede de lanchonetes Soda Fountain, comerciante de uma série de bebidas gaseificadas e vitaminas.

Foi no final dos anos 1920 que a invenção, que até então era utilizada apenas para misturar bebidas em lanchonetes, passou a ter outra função: liquefazer alimentos sólidos nas cozinhas dos hospitais que preparavam as dietas líquidas e pastosas para os pacientes com dificuldade de engolir.

Para que o equipamento pudesse desempenhar melhor essa nova função, já na década de 1930, a Hamilton Beach Company, empresa americana de equipamentos para cozinha, dedicou-se a aprimorar e corrigir as deficiências do sistema de lâminas e de vedação do copo do aparelho de Poplawski, passando a produzir um aparelho mais eficiente, em escala industrial.

CURIOSIDADE
O primeiro liquidificador brasileiro, fabricado em 1944, foi batizado de Nêutron e permaneceu no mercado até 1960. Naquele ano, o imigrante alemão Valdemar Clemente, que fabricava artigos para iluminação em uma empresa de produtos elétricos, reuniu seus funcionários para estudar um liquidificador que acabara de importar. Depois de entender o mecanismo, resolveu montar um aparelho semelhante que foi o primeiro passo para transformar sua empresa, a Walita, em uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do país.




Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox