Espalhando essa Energia


Além da iluminação e do transporte, outros serviços públicos e particulares se beneficiaram da utilização da eletricidade.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, em 1879 já contava com um sistema de “caixas avisadoras elétricas” de incêndio, que emitiam um alarme sonoro em caso de fogo. Eram 12 aparelhos instalados na sede da corporação no centro da cidade.

A primeira linha telegráfica elétrica do Brasil, que utilizava cabos subterrâneos, foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1852. O aparelho de telégrafo elétrico havia sido criado pelo inventor americano Samuel Morse cerca de 15 anos antes, em 1838. As máquinas do telégrafo possuíam interruptores de corrente que permitiam que os operadores percebessem os pontos e traços que representavam as letras do alfabeto, por meio de pancadas em intervalos regulares. Em 1889, todo o litoral brasileiro já contava com linhas telegráficas.

Os serviços de abastecimento de águas e de saneamento também se transformaram com a utilização da eletricidade. As estações, que antes eram movidas a vapor, receberam uma série de equipamentos elétricos, como fortes bombas que facilitavam o envio da água para novas áreas das cidades.

O telefone, inventado por Graham Bell em 1876 com base nas pilhas elétricas de Alessandro Volta, foi trazido para o Brasil por iniciativa do imperador D. Pedro II. Os primeiros telefones brasileiros começaram a funcionar em 1879 no Rio de Janeiro, em 1884, em São Paulo (SP) e, em 1886, em Porto Alegre (RS).

Operadoras de telefonia da Companhia Energia Elétrica da Bahia – CEEB, na cidade de Salvador (BA). S/d. Acervo Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia

Os serviços médicos também se modernizaram com o uso da eletricidade. Em 1895, com a descoberta do raio X, pelo físico alemão Wilhem Conrad Röntgen, foi possível, pela primeira vez, a visualização do interior do corpo humano sem precisar abri-lo. No Brasil, em 1904, diversas clínicas e hospitais já utilizavam aparelhos deste tipo. Depois do raio X, vários outros aparelhos elétricos, como, por exemplo, os de fototerapia, eletroterapia e eletrocardiografia, contribuíram para a descoberta de doenças e para o seu tratamento.





Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox