Políticas de governo e empresas públicas (1948-1963)

1951

Organização, pelo Ministério das Relações Exteriores, da Comissão Mista Brasil-Estados Unidos para o Desenvolvimento Econômico, cuja atuação foi orientada pelo Ministério da Fazenda. A Comissão, com o objetivo de avaliar os problemas gerais que dificultavam o desenvolvimento econômico do país, concentrou-se na naálise das áreas de transportes e energia, servindo como elo entre o governo brasileiro, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e o Export & Import Bank (Eximbank), na implementação de acordo de cooperação que incluiu empréstimos para programas de industrialização e obras públicas. No setor elétrico, seriam contemplados projetos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A. (Cemig) e da Usinas Elétricas do Paranapanema S.A. (Uselpa). Como resultado desse processo, foi criado, pela Lei nº 1.628, de 20 de junho de 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), posteriormente Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Criação da Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai (CIBPU), por determinação de convênio firmado entre os estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. A Comissão foi organizada no ano seguinte e desenvolveu estudos sobre o aproveitamento do potencial hidráulico do rio Paraná, nos trechos dos saltos de Urubupungá e de Sete Quedas.
Linha de montagem da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). 9 de janeiro de 1959. Acervo FPHESP

Apresentação, pelo Ministério da Fazenda, do Plano Qüinqüenal, que direcionava importantes investimentos aos setores da indústria de base, transportes e energia. Baseava-se em grande afluxo de capital estrangeiro, em especial para a indústria automobilística e de equipamento elétrico pesado, além de delegar ao Estado a responsabilidade pelos investimentos no setor energético.

Fabricação de rotores para usinas hidrelétricas na indústria de equipamento pesado Voith S.A. (SP). 2 de janeiro de 1985. Acervo Voith S.A.











Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox