Thomas Edison


Thomas Alva Edison

Inventor norte-americano que registrou 1.093 patentes, sendo a mais conhecida a da lâmpada incandescente.

11/02/1847  18/10/1931

Thomas Alva Edison nasceu na Milan, Ohio (EUA), filho de um operário de ferro-velho e de uma dona de casa, que foi a responsável por sua alfabetização. Aos 12 anos, Edison começou a trabalhar como vendedor de jornais e livros e, logo depois, como telegrafista de uma ferrovia, o que lhe deu a oportunidade de, durante a Guerra de Secessão, instalar uma impressora num vagão de trem e fundar seu próprio semanário, "The Weekly Herald", do qual era redator, impressor e vendedor.

Desde criança, Edison demonstrou curiosidade e grande poder de observação. Quando a família se mudou, em 1854, para uma casa espaçosa em Port Huron, Michigan, Edison instalou um laboratório de química no sótão, onde durante dias realizava experiências científicas e fabricando aparelhos, como telégrafos rudimentares. Aos 21 anos, patenteou seu primeiro invento: um contador automático de votos. Dois anos depois, fundou em Newark, Nova Jersey, uma empresa especializada na fabricação de um aparelho que transmitia telegraficamente as cotações da bolsa e que lhe proporcionou muitos ganhos.

Em 1872, Edison mudou-se para Menlo Park, perto de Nova York, onde iniciou intensas pesquisas em diferentes áreas da tecnologia, o que lhe proporcionou o apelido de “o feiticeiro”. Desse laboratório saíram 1.093 invenções patenteadas, como um dispositivo para agilizar as transmissões telegráficas; uma pena elétrica que simplificava a duplicação em mimeógrafo; um receptor sonoro que permitiu o aperfeiçoamento do telefone inventado por Graham Bell; um aparelho de ar comprimido conhecido como aerofone, que parecia uma trombeta e aumentava o volume da voz humana tornando-a audível à distância; um regulador de corrente para máquinas elétricas; um aparelho de alto vácuo; e um medidor elétrico.

Dentre todos os seus inventos, porém, os que mais se destacaram e tiveram repercussão foram o fonógrafo, criado em 1877, e a lâmpada incandescente, inventada em 1879. Esta contava com um filamento de carvão muito fino, mantido no interior de um bulbo de vidro, submetido a vácuo. Em 1880, depois do estrondoso sucesso da lâmpada incandescente, Edison construiu a primeira lâmpada elétrica industrializável e, entre 1881 e 1882, projetou e construiu a primeira usina termelétrica, que fornecia energia para lâmpadas incandescentes no distrito financeiro de Nova York. Além disso, em 1883, patenteou a chamada Válvula de Edison, precursora da válvula do rádio, formada por uma lâmpada incandescente com uma placa metálica no interior, em volta do filamento. Durante a construção de sua válvula, Edison descobriu o efeito termiônico, também conhecido como Efeito Edison - a formação de uma corrente elétrica entre o filamento aquecido e a placa metálica, no vácuo parcial. O efeito termiônico veio a se tornar base para a construção da primeira válvula eletrônica, muitos anos depois.

Em 1887, Edison associou-se ao inglês Joseph Wilson Swan (1828-1914) para produzir as lâmpadas industriais Ediswan e, no ano seguinte, fundou a Edison General Electric, empresa que se transformou numa das maiores fabricantes multinacionais de lâmpadas e equipamentos elétricos leves e pesados. Em 1894, Edison aventurou-se no mundo das imagens em movimento, inventando o filme perfurado

e fazendo uma série de pequenas amostras em seu estúdio, o Black Maria, primeiro da história do cinema. Os filmes de Edison não eram projetados em tela, mas no interior do cinetoscópio, equipamento também inventado por ele, que permitia que as imagens fossem vistas por um espectador de cada vez.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Edison trabalhou ainda para o governo norte-americano, introduzindo diversos melhoramentos em navios e embarcações pequenas e aperfeiçoando métodos de produção de substâncias químicas.





Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox