Preserva.Me 2017
Entre livros e objetos
Preserva.Me
Parceria: Light
Sob o tema "Entre livros e objetos", o Preserva.Me 2017 foi realizado em 27 e 28 de setembro, no Centro Cultural Light, no Rio.
27 - 28 DE SETEMBRO

Realizada nos dias 27 e 28 de setembro, a terceira edição do Encontro Nacional sobre Preservação de Memória no Setor de Energia Elétrica – Preserva.ME 2017, aconteceu no Centro Cultural Light, no Rio. O evento reuniu profissionais responsáveis pela guarda de acervos institucionais e foi encerrado com a entrega da primeira edição do Prêmio Mario Bhering de Preservação de Memória, destinado a empresas que mantêm boas práticas na preservação de memória no setor elétrico brasileiro.

O presidente da Memória, Augusto Rodrigues, ressaltou a importância do Preserva.ME para o intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais do setor, assim como a criação do Prêmio Mario Bhering. “Reconhecer iniciativas de preservação de empresas do setor elétrico, que não só realizaram, mas também inspiraram outras instituições a trilhar este caminho, é fundamental para manter e multiplicar essas práticas. Por isso, entendemos que criar essa preimiação é um estímulo e uma necessidade neste momento”, avaliou o executivo.

Nas nove apresentações do Preserva.ME, o ponto em comum foram os relatos dos desafios ligados à diminuição de orçamento e pessoal. Verônica Mattos, chefe do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, responsável pelo Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, um dos vencedores do Prêmio Mario Bhering, foi um dos palestrantes que citou o problema. “Fomos de um grupo de 13 pessoas para um de três, em 2016, com as mesmas tarefas e responsabilidades. E ainda tivemos uma redução no orçamento. Não houve saída, tivemos que rever o nosso modelo de sustentabilidade, tendo sempre em vista que fechar não era uma opção pela relevância do serviço cultural que prestamos”, relatou Verônica.

Nesta edição do Preserva.ME, o Prêmio Mario Bhering de Preservação de Memória integrou a programação do segundo dia do evento. Itaipu, pelos 30 anos do Ecomuseu; o Grupo CEEE, pelos 40 anos do Museu da Eletricidade; e a Light, pelas múltiplas iniciativas de preservação histórica e educação, receberam as premiações empresariais. Também foram homenageados os primeiros doadores de acervo da Memória da Eletricidade, César Rabelo Cotrim e Léo Amaral Penna. O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, que entregou o Prêmio à Light, ressaltou a importância da história. “Não há perspectiva de crescimento seguro e coerente sem o conhecimento e a reflexão sobre o passado”, afirmou.

Compartilhar