Eventos

Artes plásticas: como podemos visitar os museus no mundo da quarentena e da pandemia? A criação acontecerá fora dos museus?

QUI 20/08/2020 às 16h

Como as artes plásticas convivem com a pandemia

A live de quinta-feira, 20 de agosto, reuniu o galerista Antonio Almeida e o artista plástico Paulo Pasta para debater a situação das artes visuais na pandemia. A conversa é a 7ª da série "Arte & Cultura em busca de uma reinvenção permanente", promovida pela Memória da Eletricidade, e mostrou que as artes plásticas vivem, durante a pandemia, uma situação dupla. De um lado, os artistas permanecem em sua situação habitual de um isolamento necessário à criação; de outro, as estruturas do mercado de artes plásticas – tanto nas atividades primárias quanto nas secundárias – sofrem os efeitos do isolamento, já que não podem promover eventos que fazem parte de seu dia-a-a-dia, como “vernissages” de exposições, leilões e exposições itinerantes.

Para Antônio Pasta, um dos mais promissores artistas plásticos brasileiros da atualidade, a pandemia vem significando basicamente o prolongamento de uma situação na qual já vive normalmente. “Apenas os cursos de história da arte e oficinas que realizo no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, modificaram-se. Já não são presenciais, mas virtuais. No mais, vivo meu dia-a-dia habitual, às voltas com a criação”.

De seu lado, o galerista Antonio Almeida, sócio da Almeida e Dale Galeria de Arte, ressaltou que “os negócios travaram com a pandemia. Não podemos realizar eventos presenciais. Para nós, significou uma parada importante, já que realizamos normalmente exposições em outras capitais, como Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza”. O trabalho virtual, pelas redes, no entanto permanece ativo.

A série #CulturaeMemória

Durante a vigência das medidas de isolamento social, as artes e a cultura assumiram um espaço significativo nas nossas vidas - as tecnologias digitais e de rede quebraram o último portal que separava os espectadores, leitores e alunos das manifestações artísticas. 

Mas, nesse processo, quais mudanças de paradigmas na nossa relação com as artes foram operadas? E, indo além, como acontecerão os concertos, peças de teatro, e exibições de filmes ao final do isolamento social? 

Para pensar sobre esses temas, a série Arte & cultura em busca de uma reinvenção permanente, com a curadoria de João Marcos Coelho, trouxe especialistas nos temas para refletirmos juntos, em 10 episódios, sobre esses caminhos e possibilidades.