2º Prêmio Mario Bhering de Preservação de Memória

2018
Compartilhar

Com evento realizado no dia 25 de outubro de 2018 no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, a 2ª edição do Prêmio Mario Bhering de Preservação de Memória homenageou quatro grandes iniciativas na categoria institucional. A Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho recebeu o troféu pelas diversas iniciativas de educação e cultura que desenvolve desde a sua criação, em 1987. Segunda premiada da noite, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho é responsável pela gestão de oito espaços culturais no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraíba, além de gerir o patrocínio de projetos culturais e educacionais, editar livros, promover exposições e realizar eventos de cinema, música, dança e teatro.

Premiação reuniu executivos do setor elétrico e profissionais da área de preservação histórica

Na categoria individual , Antônio Salmito e Heitor Gonçalves (este representado na cerimônia por sua filha Peggy Gonçalves) foram homenageados por suas doações de acervo ao Arquivo Pessoal John Cotrim, mantido pela Memória da Eletricidade. Cotrim foi um dos principais dirigentes do setor elétrico brasileiro, tendo contribuído com a criação e a consolidação de três das maiores empresas de eletricidade do país: Cemig, Eletrobras Furnas e Itaipu Binacional. O Arquivo Pessoal de John Cotrim conta com mais de 200 fotografias, além de grande acervo textual, que documentam a trajetória profissional do engenheiro e, consequentemente, das empresas e projetos que atuou. A salvaguarda desse material preserva a história do desenvolvimento econômico, científico e social do Brasil.

Mario Bhering, falecido fundador da Memória da Eletricidade e engenheiro de destaque no setor elétrico brasileiro, foi representado por sua filha, Cecília Bhering, na última homenagem da noite.

O Prêmio Mario Bhering de Preservação de Memória foi criado com o objetivo de reconhecer e fomentar boas práticas de preservação histórica no setor de energia elétrica.

Confira aqui a cobertura completa da premiação