Celesc completa 67 anos

09/12/2022

As Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) completam 67 anos. Fundada, em 9 de dezembro de 1955 como empresa pública estadual por iniciativa do governo catarinense, inicialmente atuou como repassadora de recursos a empresas distribuidoras de energia do estado. Em 1963, incorporou suas sete subsidiárias, entre as quais a Luz e Força de Florianópolis (Elfa), a Empresa Sul Brasileira de Eletricidade (Empresul) e a Força e Luz Santa Catarina (EFLSC), passando a funcionar como uma holding.

Ainda em 1955, a Celesc tornou-se uma geradora ao incorporar três pequenas usinas hidrelétricas: Cedros, no município de Rio dos Cedros, Salto, em Blumenau, e Caveiras, em Lages. Em 1963, entraram em operação suas primeiras usinas: a Usina Hidrelétrica Garcia, em Angelina, e a usina Governador Celso Ramos, em Faxinal do Guedes, ambas com capacidade abaixo de 10 MW. Em 1989, já possuía outras 12 hidrelétricas, com capacidade total de 69,9 MW, com destaque para as usinas de Palmeiras, com 17,6 MW, e de Bracinho, com 16,5 MW. 

A Celesc contribuiu decisivamente para a interiorização da energia elétrica em áreas rurais e na exploração de fontes alternativas à energia elétrica, através de sistemas solares fotovoltaicos. Atualmente, atende a mais de três milhões de catarinenses.