'Paixão pelo novo no século XXI', terceira temporada da série de lives 'Semana de 22', estreia quinta-feira, dia 9 de setembro

Postado em 03/09/2021
Compartilhar

Na próxima quinta-feira, dia 9 de setembro, estreia a terceira e última temporada da série de lives "Semana de Arte Moderna de 1922: Passado, Presente e Futuro". Sob o tema "Paixão pelo novo no século XXI", o jornalista e crítico musical João Marcos Coelho vai receber, em dez encontros, artistas como Arrigo Barnabé e o maestro Julio Medaglia ou jornalistas e críticos musicais como Carlos Calado. Nos bate-papos, transmitidos sempre às quintas-feiras às 18h, pela página da Memória da Eletricidade no Youtube, João Marcos, que também é curador da série, e seus convidados vão debater o legado da Semana de 22 para as próximas gerações.

– A terceira temporada garimpa quais são os novos modernistas, às vésperas de 2022, aqueles que, há um século de distância garimpam o novo hoje – explica João Marcos Coelho, também curador da série. – Receberemos dez novos convidados para conversar sobre aquele que é, quem sabe, o maior legado dos modernistas de 22: o de inocular na arte e na cultura brasileiro o vírus da paixão pelo novo.

No episódio de estreia, o único que não será ao vivo, será exibida um bate-papo gravado com o violonista Yamandu Costa. Com direito a canja:

– Ele nos leva para uma fascinante viagem do violão brasileiro ao longo dos últimos cem anos.

Sobre a série Semana de Arte Moderna de 1922: Passado, Presente e Futuro

A série de lives "Semana de Arte Moderna de 1922: Passado, Presente e Futuro" tem por objetivo construir, às vésperas da celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um amplo, diversificado e profundo painel da arte e da cultura brasileira. Com curadoria e apresentação do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, os bate-papos são transmitidos pela página da Memória da Eletricidade no Youtube, sempre às quintas-feiras, às 18h.

"Semana de Arte Moderna de 1922: Passado, Presente e Futuro" estreou no dia 18 de março de 2021. Os programas passados podem ser vistos na página da Memória da Eletricidade no Youtube.

Confira a programação da terceira temporada:

09/09
Yamandu Costa: "Cem anos de violão brasileiro"*

16/09
"Misturando rótulos e gêneros", com Viviana Bosi, professora de. Teoria Literária da USP

23/09
"Modernidade em branco e preto", com Rafael Cardoso, escritor e historiador de arte

30/09
"Tropicalismo, filhote genial da Semana", com Carlos Calado, jornalista e crítico musical

Outubro:

07/10
"E-cultura, a utopia final", com Teixeira Coelho, crítico e curador de arte

14/10
"Garimpando o novo em 2022", com Arrigo Barnabé, compositor

21/10
"Vigilância e resistência na dadosfera", com Giselle Beiguelman, professora da FAO-USP e artista

28/10
"Música impopular em 2022", com Julio Medaglia, maestro

Novembro:
Programação a confirmar.

*Episódio gravado. Todos os outros encontros são transmitidos ao vivo e ficam arquivados na página da Memória da Eletricidade no Youtube.

Crédito da foto do thumb: Divulgação/Rodrigo Lopes