Em parceria com a ABME, Memória da Eletricidade lança livro sobre acervos das empresas

Postado em 02/09/2021
Compartilhar

Em parceria com a Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME), a Memória da Eletricidade está lançando o e-book "Desafios e práticas da memória empresarial – Uma série de conversas entre a Associação Brasileira de Memória Empresarial e a Memória da Eletricidade". Resultado do webinar #PaposDeMemória, a obra reúne cinco artigos dos especialistas que participaram da série de conversas: Lygia Rodrigues, Flávia Borges Pereira, Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, Miriam Collares Figueiredo e Alexandre Macchione Saes. Cada capítulo traz conteúdo de um dos quatro episódios do #PaposDeMemória, que aconteceu entre junho e agosto de 2020.

Num momento em que a pandemia obrigou o mundo a parar, a importância da série de lives e da parceria entre as duas instituições é destacada pela presidente da ABME, Silvia Fiuza. Num dos textos de apresentação do livro, ela chama a atenção para a reação que a pandemia causou nas pessoas e instituições: "o desejo de estar com outros, de criar, de continuar ou transformar o que foi construído se intensificou, e a humanidade acelerou a produção de informação e conhecimento. Lives, cursos online, reuniões virtuais, eventos transmitidos pelas redes sociais tomaram conta da vida das pessoas e das instituições. Com inventividade e criatividade, o mundo se conectou mais do que nunca. E o tempo tem sido escasso para participar de tanta coisa interessante".

No outro prefácio, Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade ressalta: "É uma enorme satisfação lançar este e-book, que coroa o primeiro projeto de Treinamento e Desenvolvimento e fomenta as discussões e atividades em torno de um tema tão caro à Memória da Eletricidade. Tema este que, como abordamos nas discussões ao vivo junto público e vemos nos artigos a seguir, diz respeito não só ao passado, mas à forma como significamos o presente e, ainda mais importante, nos planejamos para construir o futuro".

Livro é dividido em cinco capítulos

No primeiro capítulo, “Desafios da memória empresarial”, a historiadora e diretora superintendente da ABME, Lygia Rodrigues, busca lançar luz sobre temas e discussões que os centros de memória enfrentam para se legitimarem e redefinirem seus papéis em empresas que estão em constante mutação. Em seu texto, Lygia levanta uma questão-chave: como articular experiências passadas de uma empresa com os cenários presentes e futuros que orientam o negócio?

Flávia Borges Pereira, historiadora e membro do Conselho de Administração da ABME, se debruça sobre os desafios que os gestores dos centros de memória enfrentam para analisar e estabelecer critérios na avaliação da documentação, de modo a trazer à superfície conteúdos relevantes para as ações e projetos das organizações empresariais. Seu texto, "Os principais desafios da memória empresarial hoje" compõe o segundo capítulo do livro.

Marcia Pazin, professora da Unesp e membro do Conselho Consultivo da ABME, aborda o tema “Acervos Empresariais: usos em benefício da memória coletiva” no terceiro capítulo. Em seu artigo, Marcia define o conceito de memória empresarial, destaca elementos da memória que podem servir de ferramenta para a estratégia organizacional de uma empresa, discute a formação dos acervos de memória e a necessidade de uma política que oriente o trabalho com a documentação. Por fim, aponta os desafios técnicos atuais para a preservação desses acervos.

A importância da história oral

Historiadora e membro do Conselho Consultivo da ABME, Miriam Collares Figueiredo discute a importância da história oral e seu uso na memória empresarial. Em seu texto “No limiar do século XXI: o papel da Memória e da História nas organizações e o uso da história oral”, a autora traça o percurso dos centros de memória nas empresas brasileiras e destaca a metodologia de história oral como meio para captar um conhecimento intangível.

Alexandre Macchione Saes, historiador, professor da USP e membro do Conselho Fiscal da ABME, encerra o e-book com um artigo que discute “As crises e seu papel no desenvolvimento das instituições”. Alexandre faz uma reflexão sobre as crises econômicas vivenciadas pelo homem na História e observa que um novo mundo do consumo e da sociabilidade foi construído por meio das inovações tecnológicas, e sublinha dois impasses vividos pela sociedade contemporânea: a desigualdade social e econômica e os limites ecológicos para o desenvolvimento econômico.

"Desafios e prática da memória empresarial " tem organização e edição de texto de Bruna Martoni, revisão de Lorenzo Aldé, Normalização de Stephanie Costa e projeto gráfico da capa de Lamark Morais.

Clique aqui para baixar o e-book "Desafios e práticas da memória empresarial – Uma série de conversas entre a Associação Brasileira de Memória Empresarial e a Memória da Eletricidade".

Para assistir aos vídeos da série #PaposDeEnergia, clique aqui.