A história da Cidade Maravilhosa em 11 cartões-postais

Coleção Rio Antigo

Postado em 01/03/2021
Compartilhar

Entre os itens do Acervo da Memória da Eletricidade, um dos destaques é o conjunto de onze itens documentais que retratam, por meio de imagens, parte da história da cidade do Rio de Janeiro. No dia em a Cidade Maravilhosa completa 456 anos, publicamos uma homenagem a esta que foi a capital do Brasil entre 1763 e 1960 e onde fica a sede da Memória da Eletricidade. Os cartões-postais exibem paisagens de: Avenida Presidente Vargas, Praia de Copacabana, Praça Paris (bairro da Glória), Praia do Flamengo, vista aérea da Cidade a partir do Pão de Açúcar, Vista Chinesa, Copacabana (Avenida Princesa Isabel), Lagoa Rodrigo de Freitas (com destaque para o Jóquei), Largo da Glória, Praça Floriano (Cinelândia) e um panorama do bairro do Leblon.

O documental foi adquirido pela instituição por meio de compra, em 22 de agosto de 2015, na feira de antiguidade da Praça 15 de Novembro, Centro do Rio de Janeiro. Os cartões-postais pertenciam a Gabriel Barbosa de Aquino Júnior e apresentavam boas condições de conservação. Ao passar para a custódia da Memória da Eletricidade, o material passou processos de conservação, como higienização, armazenamento adequado, digitalização e tratamento digital da imagem. Esse processo tem por intuito preservar e difundir a história por meio da documentação, principalmente a documental visual, de grande interesse para os usuários do Acervo digital.

Cartão-postal retratando a Praça Paris, localizada no bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro. Foi construída em 1926, com projeto do urbanista francês Alfred Agache durante a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior.

Cartão-postal retratando a Vista Chinesa, mirante localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.

Cartão-postal da Praça Floriano, localizada na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Ao fundo, o prédio do Theatro Municipal. À direita, semiencobertos pelas árvores, a Fundação Biblioteca Nacional (em primeiro plano) e o Museu Nacional de Belas Artes.

Bairro de Copacabana. Em primeiro plano, a Avenida Princesa Isabel, que divide o bairro do Leme e é parte da ligação com Botafogo. Ao fundo, a praia mais famosa do Brasil.