Nota de Pesar: Jerzy Lepecki.

Postado em 03/07/2023
Compartilhar

A Memória da Eletricidade lamenta o falecimento de Jerzy Lepecki.

Nascido em Varsóvia (Polônia) no dia 1 de dezembro de 1929, Jerzy Zbigniew Leopold Lepecki veio para o Brasil com a família em 1939, juntamente com os primeiros refugiados da guerra na Europa. Após alguns anos em Curitiba, onde havia uma grande concentração de imigrantes poloneses, a família Lepecki se mudou para Belo Horizonte.

Naturalizado brasileiro, Jerzy Lepecki graduou-se engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1952. Trabalhou na Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) entre 1956 e 1961, atuando em seguida como sócio-gerente da Empresa Nacional de Engenharia e de Projetos de Energia Elétrica.

Entre 1966 e 1969, foi diretor-presidente da Força e Luz do Pará (Forluz), diretor-técnico e diretor-presidente da Centrais Elétricas do Pará (Celpa).

Em 1969, ingressou na Centrais Elétricas de São Paulo (Cesp), integrando a diretoria da empresa durante quatro anos.

Transferiu-se para a Eletrobras em 1973, assumindo o cargo de diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) em junho de 1974, permanecendo à frente do centro até março de 1991, quando se aposentou.

Autor de numerosos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, Jerzy Lepecki integrou diversas organizações técnicas nacionais e internacionais, notadamente o Conseil International de Grands Réseaux Electriques (Cigré), do qual foi presidente internacional entre 1990 e 1996.

Membro fundador da Academia Nacional de Engenharia (ABE) e fellow do Institute of Electrical and Eletronic Engineers (IEEE), foi também presidente do Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU).

O perfil completo de Jerzy Lepecki encontra-se disponível em nosso acervo. Acesse aqui. Os depoimentos do engenheiro para o programa de história oral da Memória da Eletricidade também estão disponíveis no portal da instituição.