Vídeo com testemunhais lembra trajetória de Mario Bhering

Postado em 29/11/2022
Compartilhar

A importância de Mario Bhering para o setor elétrico, não só como engenheiro e gestor, mas também com o humanista, é exaltada no vídeo com testemunhais produzido pela Memória da Eletricidade. A iniciativa faz parte das ações que a Memória da Eletricidade vem promovendo para celebrar o centenário de nascimento de Bhering.

Produzido por Alexandre Falcão, consultor de publicações da Memória da Eletricidade, o vídeo traça um paralelo entre a trajetória no setor elétrico, a atuação do homenageado em seu desenvolvimento e suas pinturas."100 anos de Mario Bhering" reúne depoimentos de Paulo Roberto Ribeiro Pinto (Norte Energia), Maria Teresa Serra, José Luiz Alquéres, Altino Ventura, Mario Santos, Barbara Bhering, Leticia Bhering, Sofia Bhering, Flavio Decat e Paulo Brandi.

— O resultado é um registro original sobre a vida e a obra de Mario Bhering, a partir de um viés mais humanista e menos técnico — explica Alexandre Falcão.

O vídeo não segue uma ordem cronológica. É construído a partir de recortes de imagens de arquivo, trechos de entrevistas e de três acervos iconográficos relativos ao engenheiro: o familiar, o corporativo e o da Memória da Eletricidade. 

— O vídeo testemunhal reúne falas de pessoas que conviveram com a intimidade de Mario Bhering ou estiveram próximo disso — define Alexandre Falcão. — A diversidade dos dez depoimentos que registramos apresenta um mosaico da personalidade, da ética, dos valores, das formas de tratamento e da simplicidade de Mario Bhering nas abordagens do cotidiano. Os depoimentos são entrelaçados por pinturas, citações e material audiovisual, inspirada na estética de Ariano Suassuna.

Falcão ressalta que, durante as entrevistas, surgiram novas visões e perspectivas da trajetória e da personalidade de Mario Bhering: 

— Os depoimentos são fartos em histórias do cotidiano, causos, passagens da vida de Mario Bhering e ensinamentos dele sobre a arte de viver e trabalhar. É uma revelação despretensiosa da sua personalidade doce, criativa, intensa, instigante e alegre.

O projeto "100 anos de Mario Bhering" tem patrocínio de Itaipu Binacional e Norte Energia/Usina Hidrelétrica de Belo Monte e apoio de Energisa e Eletrobras Furnas.