Companhia Paulista de Força e Luz completa 110 anos

Postado em 16/11/2022
Compartilhar



A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foi criada em 16 de novembro de 1912, em Campinas, pelos empresários José Balbino de Siqueira e Manfredo Antônio da Costa. A CPFL é resultado da fusão de outras quatro empresas: Empresa Força e Luz de Botucatu, Empresa Força e Luz de São Manoel, Empresa Força e Luz de Agudos-Pederneiras e Companhia Elétrica do Oeste de São Paulo.

Inicialmente, a CPFL fornecia energia às cidades paulistas de Botucatu, São Manuel, Lençóis Paulista, Aparecida, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Bocaina, Barra Bonita, Itapuí, Jaú, Agudos e Pederneiras.

Em 1927, houve intensa concentração empresarial e aumento de investimentos estrangeiros no setor elétrico do Brasil. Durante esse período, a CPFL passou a ser controlada pela empresa estrangeira American & Foreign Power Company (Amforp). Esse controle chegou ao fim em 1964, com a tomada do poder pelos militares. A empresa começou sua trajetória como uma empresa privada, tornou-se propriedade do Estado e voltou a ser privatizada em 1997, quando o governo de São Paulo a vendeu para o consórcio formado pela VBC Energia, o Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil e a Bonaire Participações.

Ao longo do tempo a empresa passou por desmembramentos com a consequente criação de novas unidades. Em 2016, a CPFL adquiriu a Rio Grande Energia (RGE Sul). Em 2017, tornou-se parte do conglomerado chinês State Grid Corporation, continuou expandindo a sua atuação no território gaúcho e assumiu, em 2021, a Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica.

Com 110 anos de existência, a CPFL vem construindo um enorme legado e faz parte da história e desenvolvimento de São Paulo e do país.