Nota de pesar: historiador Maurício Lissovsky

Postado em 26/08/2022
Compartilhar

A equipe do Centro da Memória da Eletricidade lamenta o falecimento do historiador Maurício Lissovsky, na tarde desta quinta-feira, 25 de agosto. Historiador visual, roteirista, redator, pesquisador e professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lissovsky era um importante pensador da fotografia. Sua contribuição nos estudos de teoria da imagem é amplamente reconhecida e disseminada por meio de livros e artigos. 

Maurício Lissovsky foi conselheiro editorial da Revista Comunicação & Memória, publicação trimestral da Memória da Eletricidade, e contribuiu na produção de conhecimento em parceria com a instituição, seja com textos, ideias ou apresentações em painéis, sempre disposto a auxiliar no desenvolvimento de conteúdo. O historiador gostava de lembrar o tempo em que atuou como profissional da Memória da Eletricidade, nos primeiros anos do centro de memória.

Disponibilizamos aqui o link de um excelente artigo escrito por Maurício, intitulado "O historiador visual e o dilema das borboletas".