País celebra hoje o dia do Patrimônio Histórico no Brasil

Postado em 17/08/2022
Compartilhar

Rodrigo Melo Franco de Andrade. Crédito: Marcel Gautherot Acervo IPHAN

Instituído em 1998, o dia do Patrimônio Histórico no Brasil é celebrado em 17 de agosto. A data foi escolhida para homenagear o historiador, advogado e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. Nascido em Belo Horizonte, em 17 de agosto de 1898, Franco de Andrade foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e figura chave na criação da instituição, durante o Governo Getúlio Vargas (Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937). Além da presidência do Iphan, que atua na preservação e proteção dos bens culturais brasileiros, Rodrigo Melo Franco de Andrade criou a Revista do Patrimônio Artístico Nacional e fez parte de um grupo de intelectuais, que, entre a metade dos anos 1930 e a década seguinte, lutou por leis que reconhecessem e garantissem a preservação do patrimônio cultural no Brasil.

A importância de preservar os patrimônios públicos materiais (prédios e construções) ou imateriais (diversas formas de expressões), em âmbitos nacional e regional é fundamental para a formação de uma identidade coletiva, o que contribui decisivamente para a identificação e integração dos cidadãos numa determinada sociedade.

Pesquisador dá nome a prêmio do Iphan

Rodrigo Melo Franco de Andrade, que presidiu o Iphan por 30 anos, também dá nome a um prêmio que, desde 1987, enaltece ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. 

A celebração do dia do Patrimônio Histórico no Brasil reforça a importância da promoção e administração do processo de preservação dos bens culturais do país. E ajuda no fortalecimento da identidade nacional e na garantia do direito à memória, assim como contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país.