Glossário de elementos e práticas de preservação arquivística

Postado em 25/07/2022
Compartilhar

A equipe do Acervo da Memória da Eletricidade vem, ao longo do tempo, compilando verbetes com o vocabulário utilizado pela instituição na sua prática diária de catalogação e manutenção de itens sob sua guarda. Esses verbetes são compartilhados no Instagram da Memória da Eletricidade. Reunimos aqui os que já circulam nas redes sociais.

Acervo: 

1. Conjunto de documentos com características comuns, reunidos intencionalmente.

Acervo bibliográfico:

1. Conjunto de recursos informacionais armazenados, organizados e disponibilizados para o atendimento das finalidades de uma biblioteca: informação, pesquisa, educação e recreação.

Acervo cartográfico:

1.Cartografia deriva da palavra latina charta, que significa papiro ou papel, e graphein, do grego, descrição. 2. Os acervos cartográficos são compostos por mapas, plantas, cartas e diversos documentos manuscritos e impressos. 

Acervo iconográfico:

1. Aquele com a representação de algo através de imagens, gravuras, fotos. 2. Pode se referir ao material imagético usado para consulta ou representação visual de: material iconográfico. 

Acervo filmográfico:

1. O acervo filmográfico é composto por documentos que contêm imagens em movimento, com ou sem som, como filmes e fitas de vídeo magnéticas. 2. Também são chamados de documentos cinematográficos. 

Arquivista:

1. Profissional responsável pelo controle do processo de produção, fluxo, preservação, acesso e difusão da informação registrada.

Arquivos pessoais:

1. Configuram-se enquanto conjuntos documentais, produzidos e acumulados por pessoas físicas e que se relacionam de alguma forma à trajetória dos doadores, ao longo de suas vidas. 2. Documentos que costumam ser utilizados pelos pesquisadores como fontes de informações, tanto para estudos relativos à vida pública e profissional, quanto da vida privada de uma personalidade. 

Arquivos pessoais nato-digitais: 

1. Consistem nos documentos originalmente codificados em dígitos binários e interpretáveis por sistema computacional. 2. Inscritos em suporte magnético ou óptico. 3. Criados, recebidos ou acumulados e usados por um indivíduo no curso de sua vida diária.

Arranjo documental:

1. É o produto de uma série de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de arquivo. 2. É essencial para a sistematização e organização de documentações visando a manter a integridade e a organicidade da informação de um fundo ou coleção.

Artigo Científico/Artigo técnico:

1. Trabalho publicado ou a ser publicado, consequência de pesquisa ou reflexões. 2. Devem apresentar estruturação definida contendo: resumo em idioma corrente e em um segundo idioma, introdução, metodologia, resultados e conclusão. 

Catalogação:

1. Processo técnico para registro e descrição de itens, tendo em vista a organização de catálogos. 2. Descreve o item bibliográfico e o tema da obra.

Cibermuseologia:

1. Área de discussão dentro da Museologia que trata das mudanças, problemas e desafios nas relações entre museus e visitantes a partir da implementação das tecnologias digitais nas práticas museais.

Coleção:

1. Conjunto de obras reunidas por um indivíduo, grupo ou instituição. Pode ser formada em razão de interesse de estudo, pesquisa ou profissional. Pode ou não ser delimitada por tema.

Conservação:

1. Ações estabilizadoras, executadas diretamente no item ou itens do acervo com o objetivo de minimizar ou retardar processos de deterioração.

Descarte – itens bibliográficos:

1. Retirada definitiva de itens de determinado acervo que não atendem mais aos interesses dos usuários e/ou não estão mais em condições de uso, podendo originar doações, permutas ou eliminações.

Direitos Autorais:

1. Refere-se aos direitos morais e patrimoniais atribuídos ao criador ou titular de obra intelectual literária, científica ou artística. 

Espécie documental:

1. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações contidas em um documento. 2. A divisão que se dá ao gênero documental em que são reunidos tipos documentais pelo seu formato.

Fundo:

1. Fundo é um conjunto de documentos de qualquer natureza e suporte, produzido e acumulado por pessoa física ou jurídica, automática e organicamente, em razão de suas funções a atividades.

História Oral:

1. É uma metodologia de pesquisa que consiste na realização de entrevistas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, processos e diferentes experiências no interior de uma sociedade ou instituição.

Licença Creative Commons:

1. São várias licenças públicas que permitem distribuição e uso gratuitos de obra protegida por direitos autoraos. 2. Uma licença Creative Commmons é usada quando um autor quer dar às pessoas o direito de compartilhar, usar e contruir sobre um trabalho que criou.

Monografias:

1. Publicação contendo texto, com ou sem ilustrações, apresentada em suporte destinado a leitura: livros, trabalhos de conclusão de curso etc..

Quadro de arranjo:

1. Esquema estabelecido para o arranjo dos documentos de um arquivo a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo. 2. Expressão adotada em arquivos permanentes.

Referências:

AMERICAN Institute for Conservation. Terminologia de conservação, 2021. Disponível em https://www.culturalheritage.org/. Acesso em 23 jul. 2021 

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília (DF): Presidência da República, 1998. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em 23 jul. 2021. 

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p. 

FUNDAÇÃO Biblioteca Nacional. Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras - Planor, 2006. Disponível em http://planorweb.bn.br/publicacoes.html. Acesso em 22 jul 2021.