Personalidades do Setor
Roberto Haig
Compartilhar
Nome
Roberto Haig
Nome para referências
HAIG, Roberto
Nascimento
31/12/1937
Local de nascimento
Vitória - ES
Verbete

De Vitória no Espírito Santo, Roberto Haig formou-se em Engenharia Mecânica-Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, no início dos anos de 1960. Fez cursos de especialização em eletricidade nos Estados Unidos realizando em seguida diversos estágios em Operação de Sistemas Elétricos em instituições norte-americanas, tais como:

  • Virginia Electric and Power Co., de Richmond, Virgínia;
  • Tennessee Valley Authority - TVA, em Chattanooga, Tennessee;
  • Bonneville Power Administration, em Portland, Oregon.

Já em 1976, no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas, concluiu o Curso Especial de Administração para Desenvolvimento de Executivos.

Sua importante contribuição no setor elétrico inicia em janeiro de 1963 ao ingressar na Escelsa quando chefiou a fiscalização da montagem dos equipamentos eletromecânicos da Usina Hidrelétrica Suíça.

Em abril de 1965 assumiu a chefia da Divisão de Estudos e Projetos da empresa, tendo como atribuição a elaboração de projetos de linhas de transmissão, redes de distribuição e subestações. Logo em seguida, no mês de agosto, assumiu a chefia da Divisão de Operações da Diretoria Técnica. 

Em janeiro de 1966 passou a Chefe do Departamento de Operação e Manutenção do Sistema, mantendo-se nessa função até agosto de 1968.

Em setembro do mesmo ano, ingressou em Furnas. Em junho de 1969, tornou-se Chefe do Centro de Operação do Sistema, tendo atuado na expansão do sistema de transmissão da empresa e do sistema interligado da região Sul-Sudeste, mediante a implantação de novas técnicas operativas. Permaneceu nesse cargo até setembro de 1975, quando foi cedido à Escelsa, por requisição da Eletrobrás.

De novo na Escelsa, esteve à frente da Diretoria de Operação, entre outubro de 1975 e abril de 1979. Em abril desse último ano assumiu a Presidência da empresa, no lugar de Kerman José Machado.

Na sua gestão, foi imposta uma política de redução de custos operacionais e racionalização dos investimentos, o que incluiu a sua reordenação interna e a redução do número de diretorias. Foi inaugurado o Centro de Operação do Sistema - COS, que abriga o Centro de Operação da Distribuição - COD. Foi iniciado o fornecimento de energia elétrica e a operação da rede de distribuição do município de Muniz Freire, e foram construídas as linhas de transmissão Carapina-Cofavi e o segundo circuito de Praia-Linha Velha. Foram realizadas obras na Subestação Bom Jesus do Norte, nas Subestação Mascarenhas, na Subestação Carapina II e na Subestação Mimoso do Sul. A área de atuação da Escelsa foi ampliada, tendo sido formalizada a concessão dos serviços de energia elétrica no município de Muniz Freire. Permaneceu no cargo até abril de 1983, tendo sido substituído por Abdalla João Pereira Dalla.

Retornou à Furnas em maio de 1983, por ter sido nomeado assistente do presidente. Exerceu essa função até abril de 1985, quando assumiu a Diretoria de Produção e Comercialização da empresa, cargo que ocupou até setembro de 1989.

Entre outubro de 1989 e junho de 1990 assumiu a Presidência de Furnas. Nesse último ano, foi elaborado o Plano Estratégico da empresa, e implantada a reorganização administrativa e o programa de qualidade total.

Ingressou na Light - Serviços de Eletricidade em julho de 1990, ocupando o cargo de Diretor Técnico até abril de 1992, tendo-se tornado responsável, nesse período, pelas áreas de planejamento, construção, operação e suprimentos da empresa. 

A partir de 1992 passou a prestar consultoria e assessoria técnica nas atividades de avaliação econômico-financeira de empreendimentos e análise de oportunidades de investimentos no setor elétrico brasileiro. Realizou atividades como consultor para diversas empresas e instituições, destacando-se a Escelsa, o Idort - Instituto da Organização Racional do Trabalho, o Banco Bradesco, a Nacional Energética, a Engevix Engenharia Ltda., a Chilectra S.A., a Andersen Consulting e a AEP Resources Inc.

Desenvolveu estudos de avaliação técnico-operacional com vistas à privatização da Escelsa, da Light, da Eletropaulo - Eletricidade de São Paulo S. A. (Eletropaulo), da Centrais Elétricas de Goiás S.A. (Celg), da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), da Companhia Energética do Ceará (Coelce), da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), da Empresa Energética do Mato Grosso do Sul (Enersul) e da Centrais Elétricas do Pará S.A. (Celpa).

Participou também do projeto de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (Reseb), como integrante do consórcio liderado pela Coopers & Lybrand, empresa de consultoria inglesa contratada pelo governo federal em 1996 e que atuou conjuntamente com técnicos da Eletrobrás e da Secretaria Nacional de Energia do Ministério de Minas e Energia.

Integrou o Grupo Coordenador de Planejamento de Sistemas - GCPS, o Grupo Coordenador para Operação Interligada - GCOI, a Comissão Mista de Operação - CMO, para operação da Usina Hidrelétrica Itaipu, e o Conselho de Administração do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel.

Fonte: Acervo Memória da Eletricidade

Imagem: Acervo Memória da Eletricidade


Trajetória profissional
  • 1963 - Espírito Santo Centrais Elétricas - Escelsa - Chefe de Fiscalização de Montagem de Equipamentos eletromecânicos;
  • 1965 - 1965 - Espírito Santo Centrais Elétricas - Escelsa - Chefe de Divisão de Estudos e Projetos;
  • 1965 - 1966 - Espírito Santo Centrais Elétricas - Escelsa - Chefe de Operações da Diretoria Técnica;
  • 1966 - 1968 - Espírito Santo Centrais Elétricas - Escelsa - Chefe do Departamento de Operação e Manutenção do Sistema;
  • 1969 - 1975 - Furnas Centrais Elétricas - Furnas - Chefe do Centro de Operação do Sistema;
  • 1975 - 1979 - Espírito Santo Centrais Elétricas - Escelsa - Diretor de Operação;
  • 1979 - 1983 - Espírito Santo Centrais Elétricas - Escelsa - Presidente;
  • 1983 - 1985 - Furnas Centrais Elétricas - Furnas - Assistente da Presidência;
  • 1985 - 1989 - Furnas Centrais Elétricas - Furnas - Diretor de Produção e Comercialização;
  • 1989 - 1990 - Furnas Centrais Elétricas - Furnas - Presidente;
  • 1990 - 1992 - Light - Serviços de Eletricidade - Light - Diretor Técnico.
Formação Acadêmica
  • 1962 - Escola Federal de Engenharia de Itajubá - Efei - Engenharia Mecânica-Elétrica;
  • 1970 - Leeds & Northrup Technical Training Center - Especialização em Eletricidade;
  • 1976 - Fundação Getúlio Vargas - FGV - Curso Especial de Administração para Desenvolvimento de Executivos.


Identificador
17193