Usina Hidrelétrica de Canastra
Com uma potência efetiva total de 44 MW, vem sendo administrada pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica.
Na casa de Força de Canastra são telecomandadas outras quatro usinas que constituem o Sistema Salto: UHE Bugres, UHE Herval, UHE Passo do Inferno e UHE Toca.
A Usina Hidrelétrica de Canastra, localizada no Rio Grande do Sul, está em operação desde 1956. Sua obra começou em meados de 1956, sendo que a primeira máquina entrou em funcionamento ainda naquele ano. Já a segunda unidade começou a operar no final do mesmo ano, com a ligação definitiva entre as Usina de Bugres e Canastra, através da linha de transmissão de 69 quilovolts (kV) e a conexão energética, feita por intermédio de linhas de 138 kV, entre Canastra e a subestação de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. Com uma potência efetiva total de 44 MW, vem sendo administrada pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica. Na casa de Força de Canastra são telecomandadas outras quatro usinas que constituem o Sistema Salto: UHE Bugres, UHE Herval, UHE Passo do Inferno e UHE Toca.