Personalidades do Setor
Carlos Alberto Pavão
Compartilhar
Nome
Carlos Alberto Pavão
Carlos Alberto Pavão Netto
Nome para referências
PAVÃO NETTO, Carlos Alberto
Verbete

Carlos Alberto Pavão formou-se em Economia na faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo no ano de 1965, tendo, no ano seguinte, obtido também graduação em administração de empresas pela Universidade Mackenzie. Entre os anos de 1970 e 1971, pós-graduou-se pelo Programa de Mestrado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FCEA da Universidade de São Paulo - USP.

Sua trajetória profissional se baseou em grande parte nos estudos de mercado de energia elétrica, participando de análises de demanda e consumo ocorridos e perspectivas energéticas para os anos futuros. O titular também realizou estudos de tarifas de eletricidade e estudos econômicos. Pavão Netto desenvolveu atividades de estudo, análise e elaboração de projetos de financiamento Fipeme/BNDE para diversos setores, nos anos de 1967 e 1968; como Assessor de Rendas e Comissões das Listas Telefônicas Brasileiras S.A. - Páginas Amarelas, de 1968 a 1969; na Assessoria da Presidência da Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL, de 1969 a 1977; na Assessoria de Diretoria de Distribuição da Companhia Energética de São Paulo - Cesp de 1977 a 1979; no Departamento de Planejamento de Furnas Centrais Elétricas S.A., de 1979 a 1982; e no Departamento de Estudos de Mercado das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras, de 1982 a 1997, aposentando-se nesse momento. O titular pôde, ainda, representar a área de Estudos de Mercado da CPFL, junto ao Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - Dnaee, do Ministério das Minas e Energia - MME, durante o tempo em que esteve na empresa. Em Furnas, também foi escalado para representá-la nos assuntos relacionados à sua função naquela central elétrica. Durante todos os anos de atividade, Carlos Alberto Pavão produziu publicações de diversos trabalhos, tendo destaque a publicação Introdução ao estudo de mercado e energia elétrica, pela CPFL, no ano de 1974.

Na Eletrobras, o economista preparou o capítulo sobre mercado de energia elétrica para o Plano Decenal de Expansão do sistema do Grupo Coordenador do Planejamento dos Sistemas Elétricos - GCPS. Após a sua aposentadoria, Pavão prosseguiu suas atividades profissionais, dando consultoria à Furnas, Companhia Energética de Alagoas - Ceal e Centrais Elétricas de Rondônia S.A. - Ceron, tendo como objetivo reorganizar a área de mercado das últimas duas empresas. Produziu também estudos econômicos sobre usinas hidráulicas. Na cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Pavão Netto trabalhou na empresa Expetro, onde contribuiu com a parte elétrica dessa companhia, a qual voltava seus trabalhos para petróleo e seus derivados.

Trajetória profissional

Atividades de estudo, análise e elaboração de projetos de financiamento Fipeme/BNDE para diversos setores, entre 1967 e 1968.

Listas Telefônicas Brasileiras S.A. - Páginas Amarelas

Cargo: Assessor de Rendas e Comissões das Páginas Amarelas

Início: 1968

Término: 1969

Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL

. Cargo: Assessoria da Presidência da CPFL

Início: 1969

Término: 1977

Companhia Energética de São Paulo - Cesp

Cargo: Assessoria de Diretoria de Distribuição Cesp

Início: 1977

Término: 1979

Furnas Centrais Elétricas S.A.

Cargo: Departamento de Planejamento de Furnas Centrais Elétricas S.A.

Início: 1979

Término: 1982

Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras

Cargo: Departamento de Estudos de Mercado das Eletrobras

Início: 1982

Término: 1997

Formação Acadêmica

Curso: Economia na faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo no ano de 1965

Curso: Pós-graduação pelo Programa de Mestrado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FCEA da Universidade de São Paulo - USP, entre os anos de 1970 e 1971.