Personalidades do Setor
Mario Brandi
Compartilhar
Nome
Mario Brandi
Mario Brandi Pereira
Nome para referências
PEREIRA, Mario Brandi
Nascimento
00/00/1911
Falecimento
11/06/1989
Local de nascimento
Belo Horizonte - MG
Local de falecimento
Rio de Janeiro - RJ
Verbete

Mario Brandi Pereira nasceu em 1911, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mudou-se para o Rio de Janeiro após a conclusão de seu ensino básico, a fim de estudar Engenharia na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e formou-se como engenheiro civil no ano de 1934. No ano seguinte, Mario Brandi ingressou no Instituto Nacional de Tecnologia - INT, como estagiário. Em 1938, atuou na construção de barragens pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - Infocs, na região Nordeste, construindo a Barragem de Curema - PB, e criando um laboratório de solos.

Mario Brandi também ministrou aulas sobre Mecânica dos Solos na Escola Técnica do Exército. Entre os anos de 1948 e 1949, Brandi fundou a empresa Sermecso, a qual prestava serviços de consultoria e acompanhamento geotécnico no Rio de Janeiro. Dando prosseguimento as suas atividades no magistério, o titular lecionou aulas de Matemática na Pontifícia Universidade Católicas - PUC-RJ, na Escola Nacional de Engenharia - ENE, na UFF, em cadeiras relacionadas ao tema de Mecânica dos Solos. Paralelamente, o engenheiro continuou seu trabalho de consultoria na sua especialidade, solucionando problemas com barragens, linhas de transmissão, entre outros.

O titular participou de diversos simpósios e eventos, nos quais apresentava seu objeto de estudo e se dedicava muito em aprimorar seus conhecimentos, produzindo trabalhos técnicos para várias revistas. Foi presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, nos anos de 1954 e 1955, e diretor da Companhia Hidrelétrica do Vale do Paraíba - Chevap, onde produziu e acumulou documentação sobre construções de usinas daquela companhia, as quais foram doadas ao Centro da Memória da Eletricidade no Brasil. Mario Pereira Brandi deixou o legado de ser o precursor na área de Mecânica de Solos, assim como nos assuntos geotécnicos brasileiros, vindo a falecer no dia 11 de junho de 1989, na cidade do Rio de Janeiro.

Trajetória profissional

Instituto Nacional de Tecnologia - INT

Cargo: Estagiário no Instituto Nacional de Tecnologia - INT.

Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - Infocs

Cargo: Atuou na construção de barragens pela Infocs

Escola Técnica do Exército

Cargo: Professor de Mecânica dos Solos

Pontifícia Universidade Católicas - PUC-RJ

Cargo: Professor de Matemática

Escola Nacional de Engenharia - ENE - UFF

Cargo: Professor de cadeiras relacionadas ao tema de Mecânica dos Solos

Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS

Cargo: Presidente da ABMS

Companhia Hidrelétrica do Vale do Paraíba - Chevap

Cargo: diretor da Chevap.

Formação Acadêmica

Curso: Engenharia civil na Escola Politécnica do Rio de Janeiro no ano de 1934.