A internet como fonte de informações para a competitividade das empresas do setor elétrico brasileiro
2000
Informações gerais
Código
3632
Créditos
Cecilia de Salles Vance
Idioma
PortuguêsIdioma
Tipo Documental
Trabalho acadêmicoTipo documental
Origem
Nacional
Dados da publicação
Marseille : Université d'Aix-Marseille
Autoria
Cecilia de Salles VancePessoa
Dimensões
30
Nº de páginas
73 folhas
Nota de resumo
Resumo: A dissertação aponta para as mudanças estruturais ocorridas no setor de energia elétrica, em consequência da aplicação do novo modelo mercantil e concorrencial que transformou o ambiente de negócios das empresas.
O caráter exploratório do estudo tem por objetivo destacar a importância estratégica das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas empresas em meio ao ambiente competitivo. Informação e conhecimento, bases do crescimento econômico no nova ordem mundial, influenciam e transformam as organizações com novos conceitos, tais como: competitividade, estratégias organizacionais e formatos institucionais. Redes eletrônicas de comunicação associam-se diretamente à noção de virtualidade, portanto, a um novo modo de relacionamento com a sociedade.
O trabalho também destaca a relevância dos serviços de informação e da internet, como fontes de capacidade ilimitada para a busca e o acesso à informação. A pesquisa empírica baseou-se em ambientes virtuais de empresas concessionários de distribuição de energia elétrica, com o objetivo de medir o grau de inserção do ciberespaço.