SETOR ELÉTRICO EM TRANSIÇÃO TECNOLÓGICA: ELETROMOBILIDADE

25 e 27/07 das 19h às 21h
Curso de Lançamento do Programa - inscrição gratuita
Org.: Memória da Eletricidade
Parceria: Campus Sustentável
Luiz Carlos Pereira da Silva
Maria Nataly Bañol Arias
Juan Camilo López Amézquita
João Guilherme Ito Cypriano
Compartilhar

Conteúdo do Curso


O curso apresenta o panorama geral da eletromobilidade no mundo e no Brasil, em torno de aspectos relacionados com o mercado, tendências, políticas e tecnologias de veículos elétricos, da infraestrutura de recarga e sua integração com a rede elétrica.

O curso discute questões introdutórias: história da mobilidade elétrica, tipos de veículos e carregadores, o mercado global e Brasileiro, e o ecossistema da eletromobilidade. Depois, alguns conceitos como a mobilidade sustentável, drivers da eletromobilidade e os níveis de integração das novas tecnologias (p.ex., VG1, VGX e V2G) serão apresentados. A infraestrutura de recarga é apresentada através dos tipos de carregadores, protocolos de comunicação e interoperabilidade, e sua instalação, operação e manutenção. Finalmente, a integração com o sistema elétrico, e o impacto direto e indireto dos veículos elétricos e a recarga inteligente serão discutidos.


Plano de aula


  • Introdução
  • Sistema elétrico atual e futuro
  • Mobilidade elétrica e suas tecnologias
  • Infraestruturas de recarga
  • Integração com o sistema elétrico
  • Regulação aplicada à mobilidade elétrica


Professores


Luiz Carlos Pereira da Silva

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Em 1999 participou do programa de doutorado sanduíche na Universidade de Alberta-Canadá, e em 2008 atuou como professor visitante da Universidade Técnica da Dinamarca - DTU. Atualmente é professor associado MS5.3 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica. Recebeu o prêmio de excelência acadêmica Zeferino Vaz da UNICAMP em 2012.

Maria Nataly Bañol Arias

Atualmente desenvolve estudos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) - Departamento de Sistemas de Energia (DSE). Desenvolveu o doutorado em Planejamento de longo prazo em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica considerando a integração de veículos elétricos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (2019), sob orientação do Prof. Dr. John Fredy Franco. Possui graduação em Engenharia de Produção - Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) (2012) e mestrado em Engenharia Elétrica pela UNESP (2015). Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em pesquisa operacional, e em Engenharia Elétrica com ênfase no desenvolvimento de metodologias para a otimização, planejamento e control de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, Smart Grids, Veículos Elétricos e Recursos de Energia Distribuídos.

Juan Camilo López Amézquita

Possui graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) - Sede Manizales (2011) e graduação em Engenharia Eletrónica da Universidad Nacional da Colômbia (UNAL) - Sede Manizales (2012). Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (2015). Doutorado em Engenharia Elétrica na Faculdade de Engeharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bolsista FEPISA, CNPq e FAPESP, e pesquisador convidado pela Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), Centro de Energía Elétrica e Energia (CEE) como parte do programa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da FAPESP. Atualmente, trabalha como pós-doutorado no Departamento de Sistemas de Energia (DSE) da FEEC/UNICAMP. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em pesquisa operacional e otimização matemática aplicada aos problemas de operação e planejamento dos sistemas de energia elétrica modernos.

João Guilherme Ito Cypriano

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas em 2012. Em 2016 conclui uma especialização em Gestão e Estratégia de Empresas, pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Atualmente sou aluno do Programa de Doutorado na FEEC/UNICAMP e trabalha em projetos de P&D, em parceria com a CPFL Energia.