Memória da Eletricidade recebe pesquisador internacional para intercâmbio sobre transição energética

Especialista ítalo-americano conversou com o pesquisador Paulo Brandi sobre estudos que vem realizando
08/05/2026

Pesquisador Julian Lovreglio, da Sapienza Università di Roma, foi recebido pelo historiador Paulo Brandi. Foto: Leila Guimarães / Acervo Memória da Eletricidade

A Memória da Eletricidade recebeu, nesta quarta-feira (6), a visita do pesquisador ítalo-americano Julian Lovreglio, doutorando em Geografia Econômica pela Sapienza Università di Roma, na Itália, e pesquisador afiliado ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNR).  

Durante o encontro, Julian conversou com o pesquisador Paulo Brandi sobre os estudos que vem desenvolvendo a respeito das transformações recentes no setor energético em diferentes países, com foco na expansão da energia solar e em seus impactos territoriais e socioeconômicos em contextos urbanos.

Recentemente, o pesquisador iniciou trabalho de campo no Rio de Janeiro como parte de seu projeto de doutorado, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Pesquisa e memória do setor elétrico brasileiro

A visita reforça a importância do diálogo entre pesquisadores e instituições dedicadas à preservação da memória e à reflexão sobre os desafios contemporâneos do setor elétrico e energético.

A Memória da Eletricidade também recebe pesquisadores, estudantes e especialistas de diferentes países interessados em compreender a trajetória e o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. Como centro de referência em preservação e difusão da memória da eletricidade no país, a instituição disponibiliza um amplo acervo documental e bibliográfico voltado à pesquisa histórica, técnica e institucional do setor.

Biblioteca especializada e acervo de referência

Além de sua biblioteca própria, a instituição reúne as unidades de informação da AXIA Energia — antiga Eletrobras E Eletrobras Furnas — e da Eletronuclear, formando um importante conjunto de referências especializadas sobre energia, infraestrutura, desenvolvimento tecnológico e história do setor elétrico no Brasil.

Pesquisadores interessados em realizar consultas, pesquisas ou agendar visitas técnicas podem enviar suas solicitações para os e-mails contato@memoriadaeletricidade.com.br ou biblioteca@memoriadaeletricidade.com.br.