Documentos e registros do Consórcio Canambra são disponibilizados no acervo da Rede Bibliotecas da Energia

Ao todo, são 11 documentos que, juntos, somam mais de 3.000 páginas; estudo iniciado em 1962 propôs soluções para os problemas de fornecimento de energia no Brasil
17/11/2025

Documentos estão disponíveis no acervo digital e na sede da Rede Bibliotecas da Energia. Foto: Gabriel Rechenioti / Acervo Memória da Eletricidade

A Rede Bibliotecas da Energia, da Memória da Eletricidade, passou a disponibilizar para consulta em seu acervo toda a documentação produzida pelo Consórcio Canambra, estudo contratado pelo governo brasileiro em 1962 para propor soluções para os problemas de fornecimento de energia no país. O projeto foi executado por empresas canadenses e norte-americanas, em parceria com técnicos brasileiros, e supervisionado pela então Eletrobras, hoje AXIA Energia. Ao todo, são 11 documentos que, juntos, somam mais de 3 mil páginas. 

Para os pesquisadores, profissionais do setor elétrico, estudantes ou curiosos da história da energia no Brasil que desejam consultar o acervo digitalizado, basta acessar a plataforma da Rede Bibliotecas da Energia e cadastrar-se gratuitamente (é preciso preencher um breve formulário de usuário). Após ativar o login, vá na aba “Projetos” e busque por “Canambra” ou “Relatório Canambra” na barra de pesquisa da coleção técnica digital. 

Os estudos resultaram, principalmente, no primeiro plano de expansão energética de longo prazo do Brasil. Os especialistas também verificaram o potencial hidrelétrico do país, com levantamentos de hidrologia e pluviometria, e entregaram uma avaliação econômica do potencial hidrelétrico do Sudeste. 

O primeiro relatório do Canambra foi finalizado em 1963, seguido por um segundo em 1966. As análises e recomendações do consórcio serviram de base para dois planos de desenvolvimento econômico do país: o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), de 1964 a 1966, e o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED), de 1968 a 1970. O Canambra também propôs a unificação das frequências, fixada em 60 Hz, e a implantação de linhas de transmissão para integrar as diferentes regiões brasileiras. 

Conheça a Rede de Bibliotecas da Energia

A Rede de Bibliotecas da Energia conta com um acervo de mais de 160 mil itens entre livros, relatórios técnicos, documentos históricos e publicações científicas, voltadas ao tema energia. Estes conteúdos, que reúnem as unidades de informação da Axia Energia, Eletronuclear e da Memória da Eletricidade, são mantidos acessíveis não só para os profissionais da área, mas também para pesquisadores e curiosos em geral.

O acesso ao catálogo completo é gratuito e pode ser feito online pelo site da Rede de Bibliotecas da Energia. Já as visitas presenciais precisam ser agendadas por e-mail (contato@bibliotecasdaenergia.com.br). O horário de atendimento presencial é das 9h às 17h, de segunda a quinta-feira. A Biblioteca está situada no Centro do Rio de Janeiro.