Memória da Eletricidade participou da reunião de Altos Executivos da Comissão Regional de Integração Energética
No dia 04 de dezembro a Memória da Eletricidade participou, pela primeira vez, da reunião de Altos Executivos da Comissão Regional de Integração Energética (CIER) da América Latina e do Caribe. O encontro aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro, com a presença de mais de 250 empresas do setor, em Punta del Este, Uruguai.
A Reunião de Altos Executivos é o evento anual mais importante da CIER, que acontece desde 1965. O encontro foi também a comemoração de 60 anos da Comissão, referência no setor pelo seu papel de liderança na integração regional, por meio de suas mais de 250 empresas e organizações membros.
Essa integração tem sido muito importante para fortalecer a infraestrutura energética regional, facilitando a troca de energia entre os países e impulsionando o desenvolvimento de projetos conjuntos.
O papel da Memória da Eletricidade no encontro
Tivemos o papel crucial de compartilhar a cronologia do setor elétrico na região e abordar marcos históricos importantes, como a criação de empresas e usinas, citando exemplos da Itaipu Binacional, em 1984, e a Comissão Nacional de Energia (CNE), em 2001.
Levamos para o evento nossa constante missão de preservar a história e prospectar os desafios atuais e as tendências futuras da energia elétrica no país, segundo seus diferentes usos, fontes e tecnologias, contribuindo para a compreensão do presente e das perspectivas da indústria da eletricidade.
“Esta é uma importante oportunidade de contribuir para o debate e o compartilhamento de experiências sobre a evolução da energia elétrica na América Latina e o futuro do setor elétrico na região”, destacou Alberto Jardim, presidente da Memória da Eletricidade.
Sustentabilidade na pauta
Transição energética e sustentabilidade têm sido temas recorrentes no setor elétrico e foi o foco central do encontro, colocando em pauta novas fontes de energia como alternativas mais limpas e renováveis, como solar, eólica e hidrogênio verde.
O Brasil tem se destacado como um ator importante no cenário global quando se trata de energia sustentável. Possuímos uma matriz elétrica predominantemente renovável, com destaque para a hidroeletricidade. Mas os desafios persistem na diversificação dessas fontes e na integração eficiente ao sistema elétrico nacional.
Confira o vídeo da cronologia do setor elétrico na América Latina: