Jerzy Lepecki: História e legado

05/09/2024

Jerzy Zbigniew Leopold Lepecki nasceu em Varsóvia/Polônia em 1929, vindo com sua família para o Brasil com apenas 10 anos de idade. Se formou como Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1952 e atuou como diretor e presidente de diversas concessionárias de energia elétrica brasileiras. Além disso, foi professor assistente na EEUFMG, ministrando aulas em cursos de extensão e pós-graduação.  

Sua grande contribuição para o setor elétrico foi a atuação como fundador e diretor geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobras - CEPEL (1974-1991), se tornando referência de engenheiro e pesquisador em energia no Brasil e no mundo. Por esta razão, recebeu muitas honrarias, dentre elas a medalha de mérito Santos Dumont e Ordem Nacional do Mérito Científico na classe de comendador. Fez parte da Delegação Brasileira de Ciência e Tecnologia para a China em 1983 e foi presidente do Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU, no Rio de Janeiro e do seu conselho deliberativo. 

Lepecki foi “cidadão do mundo”. Membro da Academia Nacional de Engenharia, Fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineers - IEEE, membro e presidente internacional (1990-1996) do Conseil International de Grands Réseaux Électriques à Haute Tension - CIGRÉ. Autor de diversos trabalhos e conferências, no Brasil e no exterior, tem em seu currículo a aprovação em cursos de extensão nos EUA na General Electric, Rensselaer Polytechinic Institute e Massachussetts Institute of Technology, que revela o seu caráter cosmopolita, global e universalista.

Em seu acervo pode ser encontrado uma gama de estudos de produção técnica e de sua formação profissional, arquivos particulares e documentos que resumem sua atuação na ELETROBRAS, ABNT, CEMIG, CESP E CEPEL. Possui também dossiês de fotografias e itens tridimensionais, como placas comemorativas, medalhas de homenagens e diplomas relacionados à sua carreira. Ao total foram tratados 70 (setenta) dossiês textuais, 5 (cinco) dossiês iconográficos e 31 (trinta e um) itens tridimensionais, com data limite entre 1949 e 2022. 

No destaque do acervo, tem-se o conjunto de três álbuns que Jerzy Lepecki recebeu dos seus colegas de trabalho do CEPEL quando se retirou para a aposentadoria em 1991, onde foram reunidas fotos da sua trajetória na instituição, como uma linha do tempo, e incluída cartas emocionantes de pessoas próximas e personalidades do setor. Todo o acervo foi doado pelo seu filho Henrique em janeiro de 2024. Jerzy Lepecki faleceu em 03 de julho de 2023.