Copel celebra 68 anos

26/10/2022

Fundada em 26 de outubro de 1954 pelo governo estadual, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), é a maior empresa do Estado do Paraná e a terceira da Região Sul. A iniciativa veio do então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, visando a criar e desenvolver um sistema elétrico no Paraná, que praticamente não existia à época. Hoje, a empresa celebra 68 anos operando um um parque gerador de 48 usinas próprias – 17 hidrelétricas, uma termelétrica e 30 eólicas. Além disso, a Copel tem participação em outros 15 empreendimentos de geração de energia, incluindo um parque fotovoltaico. Entre as principais hidrelétricas operadas pela Copel estão: Foz do Areia, Segredo, Salto Caxias, Governador Parigot de Souza, Colíder, Guaricana e Bela Vista.

Desde abril de 1994, quando abriu seu capital na Bovespa, a Copel é uma empresa estatal de economia mista, tendo por acionista majoritário o Governo do Estado do Paraná. Três anos depois, tornou-se a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a ter suas ações negociadas na Bolsa de Nova York.

A capacidade instalada total das usinas da empresa é de 6.706,3 megawatts e 94% vêm de fontes renováveis. O sistema de transmissão é formado por mais de 4 mil quilômetros de linhas e 45 subestações automatizadas. O sistema de distribuição conta com 195 mil quilômetros de linhas – a terceira maior do País – e 362 subestações automatizadas. A Copel é responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o território do Estado do Paraná e também atua em outras áreas de investimentos. Uma dessas iniciativas é um sistema óptico de telecomunicações com 30 mil quilômetros de fibras, atendendo a 49 mil clientes nas 399 cidades do Paraná e em duas de Santa Catarina.