Imagens da construção da Usina Hidrelétrica de Paranoá

10/08/2022

O conjunto iconográfico referente à construção da Usina Hidrelétrica do Paranoá, em Brasília, é um dos destaques do Acervo da Memória da Eletricidade. São 31 fotografias que registram detalhes das obras, iniciadas em 1959, assim que foi concluído o processo de represamento das águas do lago que banha a capital federal. No conjunto, há imagens da casa de força, da instalação da tubulação adutora, assim como de funcionários e uma vista geral da usina.

Operando desde setembro de 1962, a Usina Hidrelétrica do Paranoá utiliza água represada no Lago de mesmo nome, no Distrito Federal. Sua capacidade instalada é de 30 MW, com nível máximo operacional de 1000,80 metros acima do nível do mar e seu nível mínimo operacional de 999,80 metros acima do nível do mar. A usina se liga ao Lago Paranoá (que tem 38 quilômetros quadrados de área) por meio de uma estrutura de adução de dois quilômetros de extensão. A barragem tem cerca de 630 metros de extensão.

No começo dos anos 1960, a usina era uma importante fonte de geração de energia para o Distrito Federal. Atualmente, supre apenas cerca de 2% da demanda da região e é uma das atrações turísticas de Brasília.