Presidente da Memória da Eletricidade recebe a Ordem do Mérito do Livro da Biblioteca Nacional

01/07/2022

Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade

O presidente da Memória da Eletricidade, Augusto Rodrigues, recebeu nesta sexta-feira, 1º de julho, a Medalha da Ordem do Mérito do Livro da Fundação Biblioteca Nacional. A comenda foi instituída em 1984, mas só foi entregue pela primeira vez no ano seguinte, para intelectuais e escritores como Carlos Drummond de Andrade, Josué Montello e Gilberto Freiyre. A medalha não era entregue há 20 anos. Este ano, por ocasião da celebração do bicentenário da Independência do Brasil, a Biblioteca decidiu fazer uma premiação especial, agraciando 200 pessoas com a medalha.

Após a cerimônia Augusto Rodrigues destacou a importância da medalha como um reconhecimento do trabalho de toda a equipe da Memória da Eletricidade:

– Eu creio que esta medalha representa um apoio à Memória da Eletricidade pela Biblioteca Nacional, que é a maior Biblioteca do Brasil e da América Latina. Estou muito satisfeito. Essa homenagem representa um reconhecimento pelo que temos feito, pelo que os arquivistas, as bibliotecárias, os historiadores e jornalistas têm feito. Essa medalha, na verdade, é uma homenagem a eles, a este centro de memória que estou representando aqui.

Da esquerda para a direita, Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade, a harpista Rosana Lanzelotte e o cientista Miguel Ángel Márdero Arellano: trio agraciado com a medalha