Confira a nova edição da revista Comunicação & Memória

31/03/2022

"Sensibilidades" é o tema do quinto número da revista "Comunicação & Memória", que a Memória da Eletricidade está disponibilizando on line. A edição reúne artigos, resenhas e entrevistas em torno de temas relativos às nossas emoções e afetos. Entre os artigos, destacam-se "O veneno remédio", de Katharina Niemeyer, professora da School of Media (Faculty of Communication) da Université du Québec à Montréal; "A memória e o lento tempo do luto", de Mônica Rebecca Ferrari Nunes, professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, da ESPM – SP; e "Gramáticas de emoções", de Frédérique Langue, diretora de Pesquisa do Instituto de História do Tempo Presente (IHTP), da França. Outro destaque é a entrevista com Luís Costa Lima, crítico literário, professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, feita por Ana Paula Andrade, editora-executiva da revista e consultora da Memória da Eletricidade.

A seção dedicada ao setor elétrico, traz uma entrevista com o engenheiro elétrico Luiz Fernando Motta Nascimento, que era estudante em Paulo Afonso na mesma época em que a usina de Paulo Afonso I era construída. Suas memórias do evento são reveladas em conversa com Paulo Brandi, historiador da Memória da Eletricidade.

Augusto Rodrigues, presidente da Memória da Eletricidade, destaca relação entre as ciências humanas e o tema desta nova edição:

– Não há por que suspeitar do dossiê que inspira esta edição de nossa Revista. Afinal, as ciências humanas têm uma longa história de serviços prestados a essa temática da sensibilidade. Longe de negar o contrassenso, trata-se de fazer, também dele, um objeto de estudo. Ou seja, teorizar sobre a própria dificuldade de teorizar sensibilidades. E essa conversa está cada vez mais interessante.

Sobre a revista "Comunicação & Memória"

A revista "Comunicação & Memória" é uma iniciativa do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, criada com o objetivo de amplificar e ampliar a discussão pública contemporânea em torno dos desafios e perspectivas relacionados a essas áreas. A cada edição trimestral, convidamos pesquisadores e profissionais para apresentar artigos sobre suas experiências e reflexões, entrevistamos personalidades relevantes para o debate da memória e da comunicação, indicamos referências bibliográficas e culturais.

A ideia é tornar este ambiente uma permanente fonte de inspiração para fomentar novos diálogos acadêmicos e disseminar, entre públicos mais amplos, o interesse e a motivação de interagir com espaços, projetos e atividades vinculados à história, à memória e à comunicação.

Baixe aqui todas as edições da revista "Comunicação & Memória".