Acervo

Germano Seidl Vidal

1922-2008

Informações Gerais

Local de nascimento
Rio de Janeiro
Verbete

Germano Seidl Vidal nasceu em 19 de julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro. Em abril de 1940, tornou-se cadete da Escola Militar de Realengo, sendo, em 1943, aspirante. Cursou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - Eceme e formou-se nos cursos de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas e Superior de Guerra pela Escola Superior de Guerra - ESG.  

Além de militar, acumulava as funções de escritor e historiador. Nos anos seguintes, o titular foi subindo hierarquicamente, até atingir a patente de coronel, em 1963. Representou o Exército na Comissão de Planejamento Nacional - Coplan e na Junta Executiva Central do Conselho Nacional de Estatística. Enquanto integrante da Força Expedicionária Brasileira - FEB, embarcou no 2º Escalão e participou de todas as operações do 4º Grupo de Artilharia, comandando a Linha de Fogo da 2ª bateria de obuses próximo a Nápoles.

Na vida civil, Germano Seidl Vidal foi secretário-geral do Conselho Nacional de Estatística, em 1964, editor técnico do Projeto “Matriz Energética Brasileira” junto ao Ministério das Minas e Energia - MME e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, pela Montor S.A. Projetos e Sistemas, entre os anos de 1972 a 1974, e chefe do Departamento de Planejamento de Suprimentos da Itaipu Binacional, de 1974 a 1989.

Em 2001, Germano Vidal colaborou com o projeto de História Oral do Exército, onde foram produzido vídeo-documentários sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, sobre a aviação militar brasileira e o processo de construção da Usina Hidrelétrica Itaipu.

Germano faleceu no dia 04 outubro de 2008, deixando relevantes trabalhos sobre a FEB.

Trajetória profissional

Exército Brasileiro

Cargo: Coronel

Início: 1963

Término:

Comissão de Planejamento Nacional - Coplan

Cargo: Representante do Exército

Junta Executiva Central do Conselho Nacional de Estatística

Cargo: Representante do Exército

Exército Brasileiro

Cargo: Integrante da Força Expedicionária Brasileira - FEB, embarcou no 2º Escalão, comandando a Linha de Fogo da 2ª bateria de obuses próximo a Nápoles

Conselho Nacional de Estatística

Cargo: Secretário-geral do Conselho Nacional de Estatística

Início:1964

Término:

Ministério das Minas e Energia - MME e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea (participação de projetos)

Cargo: Editor técnico do Projeto “Matriz Energética Brasileira” junto ao Ministério das Minas e Energia - MME e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, pela Montor S.A. Projetos e Sistemas,

Início:1972

Término: 1974

Itaipu Binacional

Cargo: Chefe do Departamento de Planejamento de Suprimentos da Itaipu Binacional

Início: 1974

Término: 1989.

Formação Acadêmica

Cadete da Escola Militar de Realengo, sendo, em 1943, aspirante.

Cursou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - Eceme.

Formou-se nos cursos de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas e Superior de Guerra pela Escola Superior de Guerra - ESG.

Doador8