Organizações do Setor
Eletronorte
Compartilhar
Nome
Eletronorte
Centrais Elétricas do Norte do Brasil
Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A - Eletronorte
Eletrobras Eletronorte
Nome para Referência
Centrais Elétricas do Norte do Brasil, Fundação Nacional do Índio
Data
20/06/1973
Tipo de organização
Empresa de geração e transmissão de energia elétrica
Verbete

A Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. - Eletronorte foi constituída em 20 de junho de 1973, compondo o quadro de empresas de âmbito regional controladas pela Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A criação da companhia foi prevista na Lei nº 5.824, de novembro de 1972. Contava com duas subsidiárias integrais: Boa Vista Energia, posteriormente chamada Eletrobras Distribuição Roraima, e Manaus Energia, posteriormente Eletrobras Amazonas Energia.

A Eletronorte é uma empresa de economia mista que atua no segmento de geração e transmissão de energia elétrica de alta e extra-alta tensão. Foi responsável pela elaboração de estudos sobre as necessidades energéticas do Pará e do Amazonas e instalou pequenas centrais térmicas nas cidades de Rio Branco e Porto Velho.

Em 1974, a empresa assumiu a construção da Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes (Paredão), iniciada pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Em seguida, iniciou a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. 

Na década de 1980 a Eletronorte dispunha de uma área de atuação de cerca de 5 milhões de Km² (58% do território nacional), atendendo os estados de Amazonas, Pará, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Goiás e os territórios do Amapá, Rondônia e Roraima que ainda não haviam passado à condição de estados. 

A Eletronorte também administra as usinas de Samuel (RO) e Curuá-Una (PA) e parques térmicos em Roraima, Amapá, Acre e Rondônia. Por meio do Sistema Interligado Nacional, a empresa comercializa energia em todo o território nacional. Conta com capacidade de geração instalada de 9.049,95 MW, opera com mais de 11 mil quilômetros de linhas de transmissão e com 57 subestações. 


Referências utilizadas:

CENTRO DA MEMÓRIA DA ELETRICIDADE NO BRASIL. Panorama do setor de energia elétrica do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro (RJ): Memória da Eletricidade, 2006.

Site institucional da Eletronorte: http://agencia.eletronorte.gov.br/site/eletronorte/historia/