Personalidades do Setor
André Jules Balança
Compartilhar
Nome
André Jules Balança
Nome para referências
Balança, André Jules, 1925-
Nascimento
10 de novembro de 1925
Verbete

Nascido em Toulouse, França, em 10 de novembro de 1925. Engenheiro eletricista, formou-se em 1948 pelo Instituto Eletrotécnico de Toulouse, na França.

Iniciou sua carreira profissional naquele país, tendo realizado pesquisas hidráulicas e estudos em modelo reduzido no Laboratório de Banlève, também em Toulouse.

Transferiu-se para o Brasil em janeiro no ano seguinte, passando a integrar a equipe que realizou os estudos de viabilidade para a construção da UHE Paulo Afonso I, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf, e vindo a desenvolver um grande número de projetos e estudos em modelo hidráulico para a mesma usina. Na mesma empresa, realizou o planejamento da construção da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso II.

Ingressou na Servix Engenharia S.A em 1956, tendo participado nesta empresa, do desenvolvimento dos projetos da Usina Hidrelétrica Funil, na Bahia, da Usina Hidrelétrica Xavantes, da Usina Hidrelétrica Cajuru, da Usina Hidrelétrica Armando Avellanal Laydner e da Usina Hidrelétrica Paranoá, entre outras.

Foi chefe do escritório técnico da Servix em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre 1958 e 1966, e participou da organização da empresa subsidiária Engevix S.A - Estudos e Projetos de Engenharia, em 1965, tendo se tornado seu diretor a partir de 1966.

Na Engevix, foi responsável pelo desenvolvimento dos projetos da Usina Hidrelétrica Mascarenhas e da Usina Hidrelétrica Funil.

Foi membro da diretoria dos consórcios que elaboraram os projetos da Usina Hidrelétrica Volta Grande e da Usina Termonuclear Angra II e da Usina Hidrelétrica Itaipu. Em 1989, tornou-se assessor técnico da Engevix para projetos energéticos.

Participou como técnico dos estudos de privatização da Light - Serviços de Eletricidade, da Escelsa e da Companhia Vale do Rio Doce.

Fonte: Acervo Memória da Eletricidade

Imagem: Foto: Autor desconhecido/Acervo Memória da Eletricidade.

Trajetória profissional
  • 1948 - Laboratório de Banlève, em Toulouse.
  • 1949 - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf.
  • 1956 - Servix Engenharia S.A. - Chefe de Escritório Técnico.
  • 1966 - Engevix S.A . - Diretor
Formação Acadêmica
  • 1948 - Instituto Eletrotécnico de Toulouse (França) - Engenheiro Eletricista.
Local de nascimento
Toulouse - França