Personalidades do Setor
Horácio Penido Monteiro
Compartilhar
Nome
Horácio Penido Monteiro
Nome para referências
MONTEIRO, Horácio Penido
Nascimento
08/04/1902
Local de nascimento
Minas Gerais
Verbete

Nascido em Minas Gerais, em 8 de abril de 1902, Horacio Monteiro cursou a Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, na qual se formou em 1924. Iniciou sua carreira profissional no interior de São Paulo, onde exerceu advocacia civil e criminal, como também o magistério, como professor na Escola Normal São Carlos.

Convidado para trabalhar com o grupo da American & Foreign Power Co. que, então, iniciara a aquisição de Empresas de Eletricidade no Brasil, foi admitido em 1º de março de 1927 como advogado da Empresa Força e Luz de Ribeirão Preto S.A, antecessora da Companhia Paulista de Força e Luz, com escritório na cidade de São Paulo. Neste estado permaneceu chefiando o Departamento Legal daquela Companhia e suas associadas paulistas, até 1932, tendo sido transferido para a Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras em 1º de janeiro daquele ano, da qual, após ter exercido o cargo de assistente jurídico, foi eleito diretor, em 1960.

No cargo de diretor da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras e das associadas: Cia. Força e Luz Nordeste do Brasil; Cia. Força e Luz de Minas Gerais; Cia. Brasileira de Energia Elétrica; Cia. Paulista de Força e Luz; Cia. Energia Elétrica Rio Grendene. Atuou como membro efetivo da Ordem dos Advogados do Brasil, sob inscrição nº739, e do Instituto dos Advogados Brasileiros. Também foi membro do Conselho Consultivo da Companhia Mineira de Eletricidade.

Trajetória profissional

Escritório de advocacia

Cargo: advogado criminal e civil na cidade de São Carlos-SP

Início:

Término:


Escola Normal de São Carlos-SP

Cargo: Professor

Início:

Término:


Empresa Força e Luz de Ribeirão Preto S.A.

Cargo: Advogado e Chefe do Departamento Legal da empresa

Início: 1927

Término: 1932


Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras

Cargo: Assistente jurídico e diretor

Início: 1932

Término:

Membro efetivo da Ordem dos Advogados do Brasil

Membro do Conselho Consultivo da Companhia Mineira de Eletricidade.

Formação Acadêmica

Curso: Direito, Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, formado no ano de 1924.

Identificador
38974