Acervo

Bernardo Mascarenhas

1897-1899
Local de nascimento
Curvelo - MG
Local de falecimento
Juiz de Fora - MG
Descrição
Fundador da Companhia Mineira de Eletricidade
Verbete

Nascido em Curvelo, Minas Gerais, em 30 de maio de 1847, e falecido em Juiz de Fora, no mesmo estado, em 09 de outubro de 1899. Aos 12 anos começou os estudos no tradicional colégio mineiro, chamado Caraça. Porém não ingressou em nenhuma faculdade, não dando assim, prosseguimento aos estudos acadêmicos.

Ainda jovem, começou a vida de empresário junto com seu irmão, no ramo da agropecuária com a aquisição de umas cabeças de gado e também trabalhou no comércio de sal. Foi com o dinheiro que conseguiu com a venda de seu comércio de sal que investiu, no ano de 1868, junto com mais dois irmão que conseguiu convencer a entrar como sócios, fundou a primeira indústria têxtil do país movida por força hidráulica, em Paraopeba, Minas Gerais, propriedade da Companhia Fiação e Tecido Cedro, atual Companhia Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira. A indústria ficava próxima as terras da família Mascarenhas e foi comandada, no inicio, pelo irmão mais velho de Bernardo. Por volta do ano de 1885, voltou a morar em Juiz de Fora, onde fundou o Banco de Crédito Real de Minas Gerais e posteriormente a Tecelagem Mascarenhas, em 1887.

Obtendo a concessão dos serviços de iluminação elétrica desta cidade, organizou a Companhia Mineira de Eletricidade (CME) e foi responsável pela instalação da Usina Hidrelétrica de Marmelos, primeira da América Latina. Planejou e dirigiu a execução da rede de iluminação pública de Belo Horizonte, Minas Gerais, que começou operar em 11 de dezembro de 1897, véspera da transferência da capital do estado para esta cidade. Foi presidente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais.

Trajetória profissional

Companhia Fiação e Tecido Cedro

Cargo: fundador da indústria

Início: 1868


Tecelagem Mascarenhas

Cargo: Fundador da indústria

Início: 1887


Companhia Mineira de Eletricidade (CME)

Cargo: Fundador da companhia e responsável pela instalação da Usina Hidrelétrica de Marmelos, primeira da América Latina. Planejou e dirigiu a execução da rede de iluminação pública de Belo Horizonte, Minas Gerais, que começou operar em 11 de dezembro de 1897.


Banco de Crédito Real de Minas Gerais

Cargo: Presidente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais.

Início: 1897

Identificador
39051