Personalidades do Setor
Antônio Carlos do Amaral Bastos
Compartilhar
Nome
Antônio Carlos do Amaral Bastos
Antônio Carlos Bastos
Nome para referências
BASTOS, Antônio Carlos do Amaral
Nascimento
08/03/1927
Local de nascimento
Rio de Janeiro - DF
Verbete

Antônio Carlos do Amaral Bastos nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de março de 1927 e começou sua trajetória acadêmica graduando-se em Engenharia em 1951, pela Universidade do Brasil.

Iniciou a sua experiência profissional como engenheiro estagiário na Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras S.A. - Caeeb, entre os anos de 1949 e 1951. No ano seguinte, passou a integrar a Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A. - Cemig para o desenvolvimento do trabalho de coleta e análise estatística das operações de energia elétrica, assim como no inventário e levantamento das propriedades integrantes do sistema de distribuição elétrica. Em 1953, mudou-se para os Estado Unidos da América, para realizar a especialização no curso de Engenharia Mecânica e Economia no Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova Iorque.

Ao retornar ao Brasil, Antônio Bastos retomou suas atividades e sua função na Cemig, quando nos cargos de assistente do diretor de operação entre 1954 a 1955, como responsável pelo Departamento de Utilização de Energia Elétrica entre 1955 a 1956 e gerente do escritório da empresa, no Rio de Janeiro, no período entre 1957 e 1963. No ano seguinte, o titular trabalhou como assistente especial e secretário particular do ministro das Minas e Energia - MME, possuindo como atribuições, o acompanhamento orçamentário do setor e coordenação dos relatórios anuais na área da energia elétrica.

No ano de 1967, Antônio Carlos exerceu na Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras os cargos de assistente do diretor de Gestão Empresarial, tornando-se posteriormente diretor de Gestão Empresarial, entre os anos de 1967 a 1974. Sua contribuição profissional na Itaipu Binacional ocorreu no ano seguinte, em 1975 quando assumiu a função de assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, concentrando seu trabalho na área de organização e métodos, além de coordenar e preparar os relatórios anuais do setor de energia elétrica. Sua trajetória na Itaipu se deu até o ano de 1990, quando o titular se aposentou, no ano de 1991.

Dentre sua atuação nas empresas do setor elétrico, Antônio Carlos do Amaral Bastos também contribuiu como membro do Comitê Brasileiro da Conferência Mundial de Energia - CME, no Comitê Nacional de Grandes Barragens, como representante do MME e na Comissão Nacionais de Assistência Técnica do Ministério das Relações Exteriores - MRE. Além disso, Bastos atuou como membro do Conselho Fiscal das companhias: Central Brasileira de Força Elétrica - CCBFE, Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba, no Conselho Deliberativo do Departamento Nacional de Obras e Saneamento - DNOS e no Conselho de Administração da Cemig. O titular também pode colaborar com o setor, a partir de sua participação como conselheiro do Conselho Regional de Engenharia dos Estados da Guanabara, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de conselheiro da Associação Brasileira para a Prevenção de Acidentes

Trajetória profissional

Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras

Cargo: engenheiro estagiário,

Início: 1949

Término: 1951.

Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A - CEMIG,

Cargo:

Início: maio de 1952

Término: dezembro de 1952

Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A - CEMIG

Cargo: assistente do diretor de operações

Início: 1954

Término: 1955

Centrais Elétricas Minas Gerais S.A - CEMIG

Cargo: responsável pelo Departamento de Utilização de Energia Elétrica,

Início: 1955

Término: 1956

Centrais Elétricas de Minas Gerais - CEMIG

Cargo: gerente do escritório no Rio de Janeiro

Início: 1957

Término: 1963

Ministério das Minas e Energia do Governo Brasileiro

Cargo: Assistente especial

Início: 1964

Término: 1966

Centrais Elétricas Brasileiras S.A - Eletrobras

Cargo: Assistente do Diretor

Início: 1967

Término: 1971

Centrais Elétricas Brasileiras S.A - Eletrobras

Cargo: Diretor de Gestão Empresarial

Início: 1971

Término: 1974

Itaipu Binacional

Cargo: Assessor do diretor geral e posteriormente passou à coordenação dos assuntos do Gabinete do diretor geral e chefe do gabinete do diretor geral

Início: 1975

Término: 1990

Aposentado em 1991. Exerceu outras atividades como:

  • Membro do Comitê Brasileiro na Conferência Mundial de Energia. Comitê Nacional de Grandes Barragens.
  • Membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia Central Brasileira de Força Elétrica.
  • Membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia Paulista de Força e Luz.
  • Membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia Elétrica da Bahia.
  • Membro do Conselho de Administração das Centrais Elétricas de Minas Gerais - CEMIG.
  • Conselheiro do Conselho Regional dos Estados da Guanabara, Espírito Santo e Rio de Janeiro - COREGER, da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes.
Formação Acadêmica

Curso: Primeiro grau, na Escola Trompowsky e Colégio Andrews.

Curso: Segundo grau, no Colégio Andrews.

Curso: Ensino superior, na Escola Naval do Rio de Janeiro e Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro.

Curso: Mestrado em Engenharia Civil na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, em dezembro de 1951.

Curso: Estudos especiais no Curso de Engenharia Mecânica e Economia, no Rensselaer Polytechinic Institute (Nova Iorque), com bolsa de estudos concedida pelo Conselho Nacional de Pesquisas, do Brasil.


Identificador
38937