Personalidades do Setor
Norberto Medeiros
Compartilhar
Nome
Norberto Medeiros
Norberto de Franco Medeiros
Nome para referências
MEDEIROS, Norberto Franco de
Nascimento
07/11/1938
Local de nascimento
Juiz de Fora - MG
Verbete

MEDEIROS, Norberto de Franco Diretor Econômico-Financeiro da Eletrobras, diretor-financeiro da Light, diretor financeiro da Nuclen, secretário de Minas e Energia do Estado do Rio de Janeiro, diretor financeiro e presidente (interino) de Furnas, presidente do CBCME e membro do World Energy Concil's Programme Committee.

Norberto de Franco Medeiros nasceu em Juiz de Fora (MG) em 7 de novembro de 1938. Formou-se engenheiro eletricista pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1962. No ano seguinte especializou-se em Projetos de Máquinas e Controles Elétricos na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez pós-graduação em Engenharia Econômica na UFRJ em 1965 e também os cursos de Proteção e Controle de Sistemas Elétricos, na General Electric do Brasil S.A., e o de Produtividade Industrial, no Grupo de Estudos de Produtividade Industrial da UFRJ. Cursou Avaliação de Projetos, com patrocínio do Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica e da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), o General Projects Evaluation Course, no Economic Development Institute (EDI) do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), em Washington, de 1966 a 1967, o Curso Superior de Guerra na Escola Superior de Guerra (Esg), em 1981 e o MBA Energy Management da Fundação Dom Cabral, no Rio de Janeiro. Foi estagiário de Engenharia na fábrica de equipamentos da General Electric, engenheiro comissionado na Divisão de Engenharia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) - depois Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - e chefe da Divisão de Análise Técnico-Econômica da Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobrás) de 1963 a 1967.

Foi coordenador do setor de Energia Elétrica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) do Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica em 1966, assistente do presidente da Eletrobrás Mario Penna Bhering de 1967 a 1974, diretor do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial da Energia (CBCME), chefe da Assessoria Especial da Presidência da Eletrobrás; e diretor Econômico-Financeiro da Eletrobrás, de 1974 a 1980. Foi diretor de Finanças da Light - Serviços de Eletricidade S. A. (Light), diretor financeiro da Nuclebrás Engenharia S.A. (Nuclen), subsecretário e secretário de Estado de Minas e Energia do Rio de Janeiro. Em junho de 1990 assumiu a Diretoria Financeira de Furnas Centrais Elétricas S. A. (Furnas). Em abril de 1994, Norberto Medeiros assumiu, interinamente, a Presidência de Furnas, em substituição a Marcello Lignani Siqueira, que deixara a função para concorrer a mandato eletivo. Nessa condição, passou a integrar o Conselho de Administração da empresa. Exerceu o cargo até o mês seguinte, quando assumiu o novo presidente Ronaldo Arthur Cruz Fabrício. Permaneceu na Diretoria Financeira até julho de 1999, quando foi sucedido por Paulo Roberto Ribeiro Pinto. É presidente do CBCME, desde agosto de 1999.

Foi também membro do Conselho de Administração da Eletrobrás, do Conselho de Administração da Companhia Estadual de Gás (CEG) do Rio de Janeiro, do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do Conselho de Administração da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), do Conselho de Administração da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), do Conselho de Administração da Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ), do Conselho de Administração da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), do Conselho de Administração da Eletropaulo - Eletricidade de São Paulo S. A. (Eletropaulo), do Conselho de Administração da Light Participações S. A. (Lightpar) e do Conselho de Administração da Eletrobrás Termonuclear S. A. (Eletronuclear).

Trajetória profissional

Furnas Centrais Elétricas S.A.

Cargo: Presidente (interino) de Furnas

Início: 1994

Término: 1994

Furnas Centrais Elétricas S.A.

Cargo: Diretor Financeiro de Furnas

Início: 1990

Término: 1999

Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

Cargo: Chefe da Assessoria Especial da Presidência da Eletrobras

Início: 1974

Término: 1974

Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

Cargo: Diretor Econômico-Financeiro da Eletrobras

Início: 1974

Término: 1980

Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

Cargo: Assistente do Presidente da Eletrobras

Início: 1967 Término: 1974

Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

Cargo: Chefe da Divisão de Análise Técnico-Econômica da Eletrobras

Início: 1963

Término: 1967

Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia

Cargo: Diretor do Comitê Brasileiro do CME

Nuclebrás Engenharia S.A.

Cargo: Diretor Financeiro da Nuclen

Light - Serviços de Eletricidade S.A.

Cargo: Diretor Financeiro da Light

Secretaria de Minas e Energia do Estado do Rio de Janeiro

Cargo: Subsecretário e Secretário de Minas e Energia do RJ

Formação Acadêmica

Curso: Engenharia Econômica (pós-graduação), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (GB), em 1965

Curso: Projs Máqs e Controles Elétricos (especialização), na Escola de Engenharia da UFRJ, Rio de Janeiro (GB), 1963

Curso: Engenharia Elétrica, na Escola Nacional de Engenharia, Rio de Janeiro (GB), em 1962