Personalidades do Setor
Frederick Stark Pearson
Compartilhar
Nome
Frederick Stark Pearson
Frederick Stark Pearson
Nome para referências
PEARSON, Frederick Stark
Pearson, Frederick Stark
Nascimento
03/07/1861
Falecimento
07/05/1915
Local de nascimento
Massachussets - EUA
Local de falecimento
Costa da Irlanda
Verbete

Nascido em Lowell, Massachussets, Estados Unidos, em 1861. Engenheiro, graduou-se no Tufts College, em Medford, na região de Boston, Massachussets, em 1883.

Visitou o Brasil pela primeira vez em 1887, com o objetivo de investigar reservas de ouro, supostamente localizadas no estado de São Paulo. Não tendo obtido sucesso nessas pesquisas, retornou aos Estados Unidos, onde participou da organização de empresas elétricas nos subúrbios de Woburn e Somerville, em Boston, tendo-se tornado, em seguida, Engenheiro Chefe da West End Street Railway, na mesma cidade.

Em 1894, transferiu-se para Nova Iorque, onde tornou-se Engenheiro Chefe da Metropolitan Street Railway. Engenheiro renomado na área de empreendimentos elétricos, seus contatos com empresários canadenses iniciaram-se em 1900, quando integrou, como técnico e investidor, a Halifax Electric Tramway Company Ltd., a Dominion Iron and Steel Company Ltd. e a Dominion Coal Company Ltd., todas empresas sediadas naquele país. Em seguida, organizou as empresas New England Gas and Coke Company e a Massachussets Pipe Line Company Ltd., destinadas à comercialização do carvão canadense no Nordeste norte-americano.

Depois da constituição da São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltd., em Toronto, no Canadá, em abril de 1899, partiu para o Brasil no mês seguinte, como um dos procuradores da nova empresa, tendo participado dos entendimentos que levaram à aquisição, pelas empresas do Grupo Light, das concessões de serviços de energia elétrica nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Desenvolveu e dirigiu grandes empreendimentos elétricos no México e na Espanha. Em 1912, tornou-se o primeiro Presidente da Brazilian Traction Light and Power Company, da qual foi um dos organizadores.

Faleceu 07 de maio de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, quando o navio em que viajava de Nova Iorque para Inglaterra foi torpedeado por um submarino alemão, próximo à costa Irlandesa.



Trajetória profissional
  • West End Street Railway - Engenheiro Chefe.
  • 1894 - Metropolitan Street Railway - Engenheiro Chefe.
  • Halifax Electric Tramway Company Ltd. - Técnico e Investidor.
  • Dominion Iron and Steel Company Ltd. - Técnico e Investidor.
  • Dominion Coal Company Ltd. - Técnico e Investidor.
  • New England Gas and Coke Company.
  • Massachussets Pipe Line Company Ltd.
  • São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltd. - Procurador.
  • 1912 - Brazilian Traction Light and Power Company - Presidente.
Formação Acadêmica
  • 1883 - Tufts College - Engenharia.
Identificador
39083