Personalidades do Setor
Delmiro Gouveia
Compartilhar
Nome
Delmiro Gouveia
Delmiro Augusto da Cruz Gouveia
Nome para referências
GOUVEIA, Delmiro
Nascimento
05/06/1963
Falecimento
10/10/1917
Local de nascimento
Ipu - CE
Local de falecimento
Água Branca - AL
Verbete

Nascido em Ipu, Ceará, em 05 de junho de 1863, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, faleceu em Água Branca, Alagoas, em 10 de outubro de 1917. Ainda jovem migrou para Recife - Pernambuco, onde teve diversas ocupações, incluindo empregos como ferroviário e comerciário. Iniciou-se no comércio de algodão e couros, como empregado e, depois, como comissário.

Em 1892, tornou-se gerente da filial pernambucana da Keen Sutterly & Company, dos Estados Unidos. Fundou a Delmiro Gouveia & Companhia, como sede em Recife, em 1896. Na mesma data, verificaram-se seus entendimentos com outra empresa norte-americana, a J. H. Hossbach Brothers, para a qual realizava o comércio de couros e peles. Em 1902, transferiu-se para o interior de Alagoas. Em Maceió, fundou a empresa Iona & Companhia, também destinada ao comércio de couros.

Adquiriu fazendas no interior do estado, próximo às localidades de Pedra e Água Branca, onde iniciou, em 1911, a construção da UHE Angiquinho, posteriormente denominada Delmiro Gouveia, destinada incialmente ao fornecimento de energia elétrica a uma fábrica de linhas, de sua propriedade, a usina a segunda hidrelétrica construída no Brasil, atrás somente da Usina de Marmelos. No ano seguinte, organizou a Companhia Agro-Fabril Industrial, para encampar as atividades industriais desenvolvidas pela Iona & Companhia. Foi assassinado em 10 de outubro de 1917.

Trajetória profissional
  • Diversas ocupações, incluindo empregos como ferroviário e comerciário.
  • Comércio de algodão e couros, como empregado e, depois, como comissário.
  • Gerente da filial pernambucana da Keen Sutterly & Company, dos Estados Unidos, em 1892.
  • Fundou a Delmiro Gouveia & Companhia, como sede em Recife, em 1896.
  • Entendimentos com outra empresa norte-americana, a J. H. Hossbach Brothers, para a qual realizava o comércio de couros e peles, transferiu-se para o interior de Alagoas, em 1986.
  • Fundou a empresa Iona & Companhia, também destinada ao comércio de couros, em 1902
  • Adquiriu fazendas no interior do estado, próximo às localidades de Pedra e Água Branca, onde iniciou, em 1911, a construção da UHE Angiquinho, posteriormente denominada Delmiro Gouveia, destinada incialmente ao fornecimento de energia elétrica a uma fábrica de linhas, de sua propriedade.
  • Organizou a Companhia Agro-Fabril Industrial, para encampar as atividades industriais desenvolvidas pela Iona & Companhia, em 1912.
Identificador
39059