Personalidades do Setor
Sérgio Malta
Compartilhar
Nome
Sérgio Malta
Nome para referências
MALTA, Sergio
Nascimento
01/12/1956
Local de nascimento
Rio de Janeiro - DF
Verbete

Sérgio Malta nasceu no Rio de Janeiro em dezembro de 1956. Graduou-se em 1978, em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas - FGV, e em 1980 obteve o diploma de Estudos Superiores Especializados em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris I - Pantheón - Sorbonne.

Neste mesmo ano, ele estagiou na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, em Paris.

Malta ingressou na Light em 1982 no Departamento de Planejamento Financeiro. Em 1985, foi Superintendente Adjunto de Recursos Humanos e, em 1987, assumiu a Chefia do Gabinete do Presidente da Companhia, responsável pelo funcionamento da Diretoria, pela Comunicação, Serviço de Imprensa e a Secretária Geral da Companhia.

Entre janeiro e abril de 1991 Sergio Malta foi Diretor Geral Interino do DNAEE.

Em 1990 foi Chefe de Gabinete Adjunto do Secretário Nacional de Energia até setembro, quando foi designado Diretor Geral Adjunto do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE, órgão que antecedeu a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Neste mesmo período foi Diretor Econômico-Financeiro do DNAEE e membro do Grupo Coordenador para Operação Interligada - GCOI e Grupo Coordenador de Planejamento dos Sistemas Elétricos - GCPS. Ainda foi Coordenador Geral do Programa Nacional de Revisão Tarifária, entre 1990 e 1991.

Dentre outros coordenou os projetos do Centro Cultural da Light, da implantação do Plano de Cargos e Salários, Programa de Produtividade e Qualidade Total e do Programa Estratégico e Orçamentário da Light. Representava a Light na Comissão para Integração Elétrica Regional na América Latina - CIER e no Conselho Superior do Sistema Eletrobras, em especial nos projetos de revisão institucional do setor e do contrato de gestão.

Orientava as atividades de Cooperação Internacional da Light. Foi Superintendente de Projetos Especiais e Presidente da Comissão de Privatização da Light, no período de 1992 a junho de 1996, data da desestatização da Companhia.

Entre fevereiro de 1999 e agosto de 2000 o titular foi Diretor Adjunto da Electricité de France e de Gás de France, na região Mediterrânea França. Ainda foi Chefe do Serviço Regulação e Economia Geral da Diretoria Internacional da Electricité de France. Baseado em Paris, o Serviço era encarregado de coordenar a reflexão, revisão e sugestão de linhas de ação referentes às relações institucionais do Grupo EDF, com os Governos e Sociedades, nos onze países onde suas filiais estão implantadas.

Na Light, em agosto de 2001 foi Secretário Geral, responsável pela comunicação e imagem da empresa, pelas Relações Externas e pelo funcionamento do Comitê Executivo.

Malta atuou também como Presidente do Sindicato das Indústrias de Energia Elétrica e desde o ano de 1998 foi Diretor Efetivo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, representando a indústria de energia elétrica.

Fonte: Acervo Memória da Eletricidade

Trajetória profissional
  • 1982 - 1985 - Light Serviços de Eletricidade S.A. - Light - Departamento de Planejamento Financeiro.
  • 1985 - 1987 - Light Serviços de Eletricidade S.A. - Light - Superintendente Adjunto de Recursos Humanos.
  • 1987 - Light Serviços de Eletricidade S.A. - Light - Chefe de Gabinete da Presidência.
  • 1990 - Secretaria Federal de Energia - Chefe do Gabinete Adjunto.
  • 1990 - Departamento de Águas e Energia Elétrica - DNAEE - Diretor Geral Adjunto.
  • 1990 - 1991 - Departamento de Águas e Energia Elétrica - DNAEE - Diretor Econômico-Financeiro e membro do Grupo Coordenador para Operação Interligada - GCOI, do Grupo de Planejamento dos Sistemas Elétricos - GCPS e Coordenador Geral do Programa Nacional de Revisão Tarifária.
  • 1991 - 1991 - Departamento de Águas e Energia Elétrica - DNAEE - Diretor Geral (interino).
  • 1992 - 1992 - Ministério da fazenda - Chefe do Serviço do Departamento de Preços Públicos da Secretaria Nacional de Economia.
  • 1992 - 1996 - Light Serviços de Eletricidade S.A. - Light - Superintendente de Projetos Especiais e Presidente da Comissão de Privatização.
  • 1995 - Sindicato da Indústrias de Energia Elétrica - Presidente.
  • 1996 - 1998 - Light Serviços de Eletricidade S.A. - Light - Superintendente de Assuntos Estratégicos e Institucionais e Secretário Executivo do Conselho Permanente de Assuntos Estratégicos
  • 1998 - Federação de Indústrias do Rio de Janeiro - Diretor Efetivo.
  • 1999 - 2000 - Electricité de France e de Gás de France - Diretor Adjunto.
  • 2001 - Light Serviços de Eletricidade S.A. - Light - Secretário Geral.
Formação Acadêmica
  • 1978 - Fundação Getúlio Vargas - Administração Pública.
  • 1980 - Universidade de Paris I - Pantheón Sorbonne - Estudos Superiores Especializados em Ciências Econômicas.
Identificador
39030