Personalidades do Setor
Paulo Pedrão Rio Branco
Compartilhar
Nome
Paulo Pedrão Rio Branco
Nome para referências
BRANCO, Paulo Pedrão Rio
Nascimento
28/08/1952
Local de nascimento
Salvador - BA
Verbete

Paulo Pedrão Rio Branco nasceu em 28 de agosto de 1952, em Salvador, na Bahia. Formou-se em Administração de Empresas e em seguida, formou-se em Ciência Econômicas pela Universidade Católica de Salvador.

Sua importante contribuição para o setor de energia elétrico brasileiro ocorre principalmente em âmbito regional com atuação fundamentalmente no Estado da Bahia.

Do ano de 1975 até o ano de 1985 na Coelba atua em diversos cargos com destaques para: Secretário Geral, Assistente do Diretor Econômico-Financeiro, Chefe do Departamento Comercial de Distribuição, Administrador de Empresa.

Ainda na Coelba, em maio de 1985 assumiu o cargo de Coordenador Geral da Presidência. Suas principais funções eram coordenando, acompanhamento, supervisionando as atividades de planejamento empresarial, planejamento energético, informática, organização e métodos, cargos e salários e mercado de energia. Também atuou com a responsabilidade de supervisão de execução dos programas previstos nos contratos de financiamento da Coelba com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.

Em março de 1987 foi Coordenador de Energia da Secretaria das Minas e Energia do Estado da Bahia. Trabalhou elaborando a proposta do Programa Estadual de Energia, promovendo o desenvolvimento de programas financeiros de apoio ao setor energético, promovendo o acompanhamento e a avaliação dos programas de energia executados direta e indiretamente pelo Estado da Bahia.

De volta a empresas do setor de energia, trabalhou na Chesf a partir de abril de 1988 como Adjunto da Presidência. Sua função era assistir a presidência no desenvolvimento de suas atividades, coordenar a comissão destinada a implantar sistemática de apoio à operação da Usina Hidrelétrica Itaparica. Também atuou como Secretário Extraordinário para Assuntos e Articulação Municipal trabalhando na elaboração do Plano de Ocupação para o acompanhamento de Obras e Operação da UHE Xingó.

No ano de 1989 marca sua volta ao setor público estadual a partir de junho como Coordenador Especial de Acompanhamento da Secretaria de Governo do Estado da Bahia, fornecendo o suporte à intermediação, em todos os níveis, necessários aos cumprimentos das decisões e políticas de governo, junto aos organismos estaduais. A partir de setembro do mesmo ano, ainda no Governo do Estado da Bahia, coordenou, orientou, supervisionou e avaliou os planos, programa, projetos e atividades do Governo do Estado decorrente de ações articuladas com as prefeituras municipais.

Foi Secretário de Administração do Estado da Bahia, planejando, coordenando e controlando as atividades de administração geral, bem como formulando a execução das políticas de previdência social e assistência aos servidores da administração estadual e de edificações públicas.

Além de Secretário das Minas e Energia do Estado da Bahia, coordenando e executando política governamental de exploração e aproveitamento dos recursos minerais e energéticos.

Do ano de 1998 até o ano 2000 foi Diretor na empresa Iberdrola Energia do Brasil.

Atualmente é Sócio na empresa SRB Rev situada em Salvador, Bahia.

Fontes: Acervo Memória da Eletricidade ; Linkedin

Trajetória profissional
  • 1975 - 1985 - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba - Secretário Geral, Assistente do Diretor Econômico-Financeiro, Chefe do Departamento Comercial de Distribuição e Administrador de Empresas;
  • 1985 - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba - Coordenador Geral da Presidência;
  • 1987 - Secretaria de Governo do Estado da Bahia de Minas e Energia - Coordenador de Energia;
  • 1988 - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf - Adjunto da Presidência;
  • 1989 - Secretaria de Governo do Estado da Bahia - Coordenador Especial;
  • 1989 - Secretaria de Governo do Estado da Bahia - Secretário Extraordinário para Assuntos e Articulação Municipal;
  • 1989 - Secretaria de Governo do Estado da Bahia - Secretário de Administração;
  • Secretário das Minas e Energia do Estado da Bahia.
  • 1998 - 2000 - Iberdrola Energia do Brasil - Diretor.
  • SRB Rev - Sócio.

Participação em Conselhos:

  • Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia;
  • Presidente do Conselho de Administração da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral;
  • Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Processamento de Dados;
  • Presidente do Conselho de Administração da Companhia da Empresa Gráfica da Bahia;
  • Presidente do Conselho Previdenciário do Instituto de Assistência e Previdência Social do Estado da Bahia.
Formação Acadêmica
  • 1975 - Universidade Católica de Salvador - Bacharel em Administração de Empresas;
  • 1980 - Universidade Católica de Salvador - Bacharel em Ciência Econômicas.
Identificador
39016