Personalidades do Setor
Sylvio Freitas
Compartilhar
Nome
Sylvio Freitas
Nome para referências
FREITAS, Sylvio
Falecimento
12/11/1980
Local de falecimento
Rio de Janeiro - RJ
Verbete

Sylvio Freitas, foi presidente da CEEE e membro do Conselho de Administração da Empresa. Também ocupou o cargo de diretor na Centrais Elétricas Brasileiras S/A. - ELETROBRAS. Sua dedicação à atividade profissional e ao constante aperfeiçoamento cultural somou 30 anos de experiência no Setor Elétrico e constituiu-se num exemplo a ser seguido. O engenheiro Sylvio Freitas formou-se em Bento Gonçalves, no dia 25 de setembro de 1927. Era formado em engenharia mecânica-eletricista e civil, pela UFRGS, e em engenharia nuclear, pelo Instituto de Engenharia Atômica da Universidade de São Paulo.

Ingressou na CEEE em 1952, de 1955 a 1962 foi chefe da Turma de Projetos Hidroelétricos; de 1962 a 1963 foi diretor de Projetos, sendo que neste último ano desempenhou, em períodos diferentes, as funções de assistente técnico e administrativo da Diretoria-Geral, substituindo, temporariamente, os respectivos titulares. No ano de 1963 assumiu a chefia do Departamento de Estudos e Projetos e em 1967 a Divisão de Investigação e Planejamento. De 1972 a 1975 desempenhou as funções de assessor de engenharia da Presidência da Empresa. Em abril de 1975 foi eleito presidente da CEEE, cargo que ocupou até 1979, quando foi eleito conselheiro de Administração e diretor de Gestão Empresarial da ELETROBRAS, bem como conselheiro de Administração de Light - Serviços de Eletricidade S/A.

Foi professor do curso de Introdução à Engenharia Nuclear, do Instituto de Física da UFRGS, e professor da cadeira de Centrais Hidroelétricas da Escola de Engenharia da mesma Universidade. De 1967 a 1972 foi professor-fundador e regente da disciplina de Centrais Elétricas da Escola de Engenharia da PUCRGS. Era membro da Delegação Brasileira à Comissão de Integração Elétrica Regional, entidade internacional, com sede em Montevidéu, que congrega as empresas de energia elétrica sul-americanas. Teve diversos trabalhos publicados e pronunciou várias conferências sobre a problemática energética do Estado.

A serviço da CEEE viajou várias vezes à Europa e Estados Unidos, com a finalidade de observar novas tecnologias e fiscalizar estudos, projetos, especificações técnicas e editais de concorrências em elaboração por firmas consultoras. Como profissional liberal, elaborou projetos de especificações técnicas referentes à parte eletromecânica de seis pequenas usinas hidroelétricas particulares, localizadas no Estado de Santa Catarina. Em 1958 foi coautor do parecer sobre a escolha de variantes para a Usina Coaracy Nunes, no Rio Araguari, no Território do Amapá, para a Companhia de Eletricidade do Amapá. Sylvio Freitas era filho de Alzira Freitas (já falecida) e Noé de Mello Freitas, fundador da CEEE.

FONTE: Informativo CEEE - ano IX, nº 8, dez. 1980.

Trajetória profissional

Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE

Cargo: Chefe da Turma de Projetos Hidroelétricos

Início: 1955

Término: 1962

Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE

Cargo: Diretor de Projetos

Início: 1962

Término: 1963

Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE

Cargo: Chefe do Departamento de Estudos e Projetos

Início: 1963

Término:

Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE

Cargo: Chefe do Divisão de Investigação e Planejamento

Início: 1967

Término:

Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE

Cargo: Assessor de Engenharia da Presidência da empresa

Início: 1972

Término: 1975

Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE

Cargo: Presidente

Início: 1975

Término: 1979

Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRAS

Cargo: Conselheiro de Administração e Diretor de Gestão Empresarial

Início: 1979

Término:

Light - Serviços de Eletricidade S/A

Cargo: Conselheiro de Administração

Início: 1979

Término:

Escola de Engenharia da PUCRGS

Cargo: Professor-fundador

Início: 1967

Término: 1972

Formação Acadêmica

Curso: Engenharia Mecânica-Elétrica e Civil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em Porto Alegre - RS, no ano de 1927

Curso: Engenharia Nuclear, no Instituto de Energia Atômica da Universidade de São Paulo, em São Paulo - SP

Identificador
17997