Personalidades do Setor
Telmo Thompson Flores
Compartilhar
Nome
Telmo Thompson Flores
Nome para referências
FLORES, Telmo Thompson
Nascimento
05/07/1921
Falecimento
09/11/2008
Local de nascimento
Porto Alegre - RS
Local de falecimento
Florianópolis - SC
Verbete

Telmo Thompson Flores nasceu em Porto Alegre, RS em 5 de julho de 1921. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre em 1944.

Iniciou suas atividades profissionais ainda como estudante de Engenharia na Diretoria de Saneamento da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e na Divisão de Via Permanente da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Foi Engenheiro Fiscal, Engenheiro Chefe de Secção Técnica e Engenheiro Chefe do Distrito do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) no período de 1950 a 1969. Ao longo desse período participou da realização de vários empreendimentos, destacando-se as barragens Engenheiro José Maia Filho, Enerstina, Blang, Divisa, Canastra, Laranjeiras, João Amado, Ajuricaba, Emílio Sesti e Itu.

No setor de irrigação, realizou a barragem do Arroio Duro, os canais de irrigação do Sistema Camaquã e o Sistema de Irrigação do Taim.

Teve também atuação decisiva no Plano de Eletrificação, Irrigação e Saneamento do Estado do Rio Grande do Sul, além de ter colaborado em diversas obras nas áreas de saneamento rural e urbano e de saneamento básico.

Em 1969, foi nomeado Prefeito Municipal de Porto Alegre, tendo permanecido no cargo até 1975. Em seguida foi Engenheiro Supervisor da Empresa Melhoramentos e Construções S.A., de 1975 a 1976.

Em janeiro de 1976, assumiu a Presidência da Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. - Eletrosul, empresa que mais tarde seria transformada na Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A - Eletrosul, no lugar de Mário Lannes Cunha. Exerceu esse cargo por dois períodos, o primeiro encerrando-se em maio de 1978, e o segundo, entre janeiro de 1979 e abril de 1985.

Entre seu primeiro e segundo mandatos a Presidência da estatal foi exercida por Luiz Cals de Oliveira.

Telmo Thompson Flores foi sucedido em 1985 por Wilmar Dallanhol.

Ao longo de sua gestão, foram realizadas a Usina Hidrelétrica Salto Osório, a Usina Hidrelétrica Salto Santiago, a Usina Termelétrica Jorge Lacerda III, e foi dado início à Usina Termelétrica Jorge Lacerda IV, a Usina Termelétrica Jacuí I e a Usina Hidrelétrica Itá. Na área de transmissão, foram construídas, entre outras, a LT Passo Fundo-Xanxerê-Salto Osório (2º circuito), a LT Jorge Lacerda-Siderópolis (2º circuito), a LT Curitiba-Joinville, em tensão de 230 kV, totalizando aproximadamente 400 quilômetros de linhas, a LT Areia-Curitiba, em tensão de 500 kV, com extensão de 240 quilômetros, e a LT Assis-Londrina-Maringá, em tensão de 230 kV, com extensão de 200 quilômetros, além de diversas subestações. Foram realizados os estudos preliminares e de engenharia da Usina Hidrelétrica Segredo, o inventário da bacia do rio Uruguai, os estudos da Usina Hidrelétrica Machadinho, da Usina Hidrelétrica Capanema e da Usina Hidrelétrica de Garabi. Foi construído o edifício sede da Eletrosul em Florianópolis (SC) e os edifícios dos Centros Regionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, e verificou-se a implantação da Associação dos Funcionários da Eletrosul.

Telmo Thompson Flores foi também catedrático da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS e professor fundador da Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu diversos títulos e condecorações. Foi membro da International Association of Navigation, da Associação Brasileira da Mecânica de Solos e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária.

Telmo Flores, veio falecer na cidade de Florianópolis, em 09 de novembro de 2008.

Fonte: Acervo Memória da Eletricidade.


Trajetória profissional
  • 1976 - 1978 - Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. - Eletrosul - Presidente.
  • 1979 - 1985 - Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. - Eletrosul - Presidente.
Formação Acadêmica
  • 1944 - Universidade do Rio Grande do Sul - Engenharia Civil.
Identificador
17358